STF manda prender Carla Zambelli e determina perda do mandato após condenação
Deputada é alvo de extradição após fugir para a Europa; ela foi condenada por invasão ao CNJ e tentativa de manipular o Judiciário
Lula Marques/ Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste sábado (7), que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comece a cumprir imediatamente a pena de 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão converte a prisão preventiva da parlamentar em prisão definitiva e antecipa o cumprimento da pena antes mesmo da publicação do acórdão do julgamento.
Além disso, Moraes ordenou que a Câmara dos Deputados seja notificada para declarar a perda do mandato parlamentar de Zambelli. Os documentos relativos ao julgamento serão enviados à Mesa Diretora da Casa, formalizando o processo de extinção do mandato, como prevê a Constituição Federal em casos de condenação criminal com trânsito em julgado. As informações são da Agência Brasil.
STF também pede extradição de Zambelli
Na mesma decisão, o ministro determinou que o STF envie ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para solicitar a extradição da deputada, que deixou o Brasil logo após a condenação e se refugiou na Itália, país este que tem cidadania.
Desde então, ela foi incluída na lista de difusão vermelha da Interpol, que reúne foragidos procurados internacionalmente. Com a conversão da pena para definitiva, a extradição da deputada ganha força como medida de cooperação internacional, ainda que o processo dependa de acordos bilaterais e da legislação local do país onde ela estiver.
Condenação por invasão e tentativa de manipulação do Judiciário
Zambelli foi condenada em maio deste ano pela Primeira Turma do STF, por unanimidade, a 10 anos de prisão em regime fechado, além de multa de R$ 2 milhões e inelegibilidade. A corte considerou a deputada culpada por ter encomendado ao hacker Walter Delgatti Netto a invasão ao sistema do CNJ, com o objetivo de inserir um mandado de prisão falso contra o próprio ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os crimes foram cometidos com o propósito de causar impacto político e desestabilizar a credibilidade do Judiciário. O relator do caso, Moraes, classificou a atuação da deputada como um ataque direto ao Estado Democrático de Direito, com uso de manipulações informáticas e falsidade ideológica para fins políticos e midiáticos.
Ré em outro processo por porte ilegal de arma
Carla Zambelli ainda responde a outro processo criminal no Supremo. Em agosto de 2023, ela foi denunciada e se tornou ré por perseguir, armada, o jornalista Luan Araújo nas ruas de São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. O episódio foi registrado em vídeo e amplamente repercutido.
Neste segundo caso, o STF já formou maioria para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, com 6 votos favoráveis. No entanto, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Nunes Marques, que ainda não devolveu o processo para nova análise.
Com o avanço dos processos judiciais e a consolidação da condenação no caso do CNJ, Carla Zambelli se torna a primeira deputada federal da atual legislatura a ter prisão decretada em caráter definitivo pelo Supremo Tribunal Federal.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas