Multidão se despede de Divaldo Franco em Salvador sob homenagens emocionantes
Líder espírita é lembrado por seu legado de fé e trabalho social; prefeito Bruno Reis e Carlinhos Brown estiveram presentes no sepultamento

O médium e líder religioso Divaldo Franco foi sepultado, na manhã desta quinta-feira (15), no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador, sob aplausos de amigos, familiares e fiéis seguidores do espiritismo. A cerimônia ocorreu, por volta das 10h30, e reuniu uma multidão que buscava dar o último adeus ao médium, entre os quais estavam o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e o cantor Carlinhos Brown.
Bruno Reis destaca legado
Antes do sepultamento, o prefeito lamentou a morte do líder espírita e destacou o legado deixado por Divaldo, considerado por ele um “magnífico trabalho social”. Segundo Reis, ele é um exemplo de fé, compaixão e de devoção ao trabalho social, que deve ser seguido por todas as pessoas.
“Um homem que, durante os seus 98 anos de vida, deixou um legado de inspiração, de fé e de relevantes serviços prestados à nossa cidade pelo magnífico trabalho social que realizava, por inspirar milhares e milhares de pessoas em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
“Sem sombra de dúvidas, um dos maiores líderes espíritas do Brasil”, lamentou Bruno Reis.
Carlinhos Brown se emociona
O cantor e compositor Carlinhos Brown chegou ao velório e se emocionou com a despedida ao médium. Em declaração à imprensa, o artista disse que aquele momento não se tratava de uma despedida, pois parte do líder espírita permanecerá entre os fiéis, amigos e familiares. “Nós não podemos dizer que estamos nos despedindo de Divaldo. O Di, carinhosamente conhecido por nós, ou o Tio Divaldo, permanece nos seus ensinamentos”.
Suas mensagens e suas preces trouxeram para nós, junto à missão espiritual, a eternidade desta luz. O Tio Divaldo agora tem uma nova missão. Mas ele sempre foi luz e será”, declarou o cantor.
Brown contou ainda que espera que o embaixador da paz mundo reencarne ainda neste tempo. “Divaldo é um mensageiro real da paz, mundialmente reconhecido. Ele ensinava para a gente tudo sobre como ser ecumênico. Os melhores ensinamentos do espiritual faziam parte das suas mensagens. Ele nos aproxima sempre uns dos outros, sempre aproximando os homens, sempre aproximando as famílias”, completou.
Despedida de Divaldo
Mesmo no fim da vida, Divaldo Franco manteve a coerência com sua trajetória marcada pela humildade e doação ao próximo. Ele pediu que o velório fosse simples, sem cortejo em carro aberto e sem flores. Em vez disso, sugeriu que os recursos fossem convertidos em doações para a Mansão do Caminho, que hoje atende milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O falecimento de Divaldo, ocorrido às 21h45 da terça-feira (13), gerou forte comoção entre políticos e artistas. Na quarta-feira (14), os vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) iniciaram as sessões com um minuto de silêncio, em homenagem ao médium. Além deles, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades e personalidades baianas, também prestaram homenagens nas redes sociais.
Trajetória e legado espiritual
Nascido em Feira de Santana, em 1927, Divaldo Franco teve os primeiros sinais de mediunidade ainda na infância. Aos 20 anos, psicografou sua primeira mensagem e não parou mais. Ao longo da vida, publicou 263 livros mediúnicos, muitos deles ditados pelo espírito Joanna de Ângelis, traduzidos para mais de 17 idiomas. Viajou o mundo com mais de 20 mil palestras e foi reconhecido como Embaixador da Paz por diversas entidades internacionais.
“Todos esperam que a paz venha dos governos, que a decretem. Nunca se terá paz por decreto. É a transformação moral do indivíduo para melhor. Quando o indivíduo se melhora, o mundo se torna mais feliz”, costumava dizer.
Mesmo com tantas honrarias, recusava homenagens individuais, preferindo que os reconhecimentos fossem direcionados à causa da fraternidade.
Mansão do Caminho: um projeto de amor que continua
O maior legado de Divaldo Franco talvez seja a Mansão do Caminho, que hoje oferece educação, assistência médica, social e espiritual para mais de 1,6 mil crianças e adolescentes, além de realizar cerca de 5 mil atendimentos diários. O presidente da instituição, Mário Sérgio Almeida, garantiu que o trabalho continuará firme.
“Ele preparou o caminho, e o caminho não parou com ele. Então, o bem não para. O bem é um longo caminho, e nós vamos continuar no bem, ampliando o nosso serviço e atendendo a comunidade toda.”
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula