Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome
Lula Marques/ Agência Brasil
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A votação teve 13 votos a favor e 5 contrários, mas a decisão ainda depende de deliberação do plenário. São necessários ao menos 257 votos favoráveis para que a cassação seja efetivada. As informações são do G1.
O processo contra o parlamentar foi motivado por um episódio ocorrido em abril de 2024, quando Braga agrediu o youtuber Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), dentro da Câmara.
Glauber alega que o relator do caso, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), articulou o parecer com o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a quem o psolista acusa de perseguição política.
Em resposta ao avanço do processo, Glauber Braga iniciou uma greve de fome e anunciou que permanecerá em quarentena dentro do Conselho de Ética até a conclusão da tramitação.
“Tomei, sim, a decisão de utilizar a tática mais radical do ponto de vista político que um militante pode fazê-lo. Eu hoje tomo a decisão de que vou permanecer aqui nesta sala, permanecer no Congresso Nacional, até a finalização do processo. No dia de hoje, eu já iniciei, porque eu estou o dia inteiro em jejum e eu, a partir de agora, não vou, até o fechamento desse processo, me alimentar”, afirmou.
Sessão marcada por confrontos
A sessão do Conselho foi marcada por confrontos entre parlamentares da esquerda e da direita. A reunião, que começou em tom moderado, rapidamente escalou após os deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Delegado Fábio Costa (PP-AL) proporem o encerramento da discussão antes da votação. O requerimento foi rejeitado, o que permitiu a continuidade do debate e, em seguida, a deliberação do parecer.
Aliados de Glauber criticaram a tentativa de encerramento e acusaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de atuar politicamente para enfraquecer o deputado do Psol. Motta é considerado próximo de Arthur Lira, adversário político de Glauber.
Glauber Braga já havia se posicionado contra Lira em diversas ocasiões. Em 2024, afirmou que o então presidente da Câmara se apropriava do orçamento da União por meio da distribuição de emendas parlamentares.
“Quem articula o sequestro de bilhões do orçamento público brasileiro, como tem feito o senhor Arthur Lira, é um bandido. Eu não vou poder mais dizer a verdade? São bilhões”, disse Glauber na época.
Relatório destaca críticas a Lira
No parecer apresentado, o relator Paulo Magalhães utilizou as críticas feitas por Glauber a Arthur Lira como parte da argumentação favorável à cassação.
“O desrespeito ao [ex-]presidente [da Câmara] configura afronta não apenas à pessoa do ocupante do cargo, mas à própria Casa Legislativa e aos demais Deputados que a integram, pois trata-se do representante máximo deste Parlamento, responsável por garantir o seu funcionamento regular e a higidez de suas deliberações”, escreveu o relator.
Durante a sessão, deputados do Psol alegaram incoerência na condução de processos disciplinares pela Câmara. Compararam o caso de Glauber ao de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que teve a cassação aprovada em agosto de 2024. Brazão foi acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), em 2018.
Para os aliados de Braga, a tramitação do caso do deputado carioca está sendo tratada com mais rigidez do que a de outros parlamentares acusados de crimes mais graves. A bancada do Psol afirma que há motivação política na condução do processo.
Relembre o episódio de agressão
O caso que motivou o pedido de cassação ocorreu em abril de 2024. Glauber Braga foi acusado de agredir fisicamente o youtuber Gabriel Costenaro nas dependências da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, ele reagiu após ser provocado e se sentir intimidado. Já o youtuber declarou que foi abordado enquanto almoçava e expulso da Casa aos pontapés.
O partido Novo encaminhou o pedido de cassação à Mesa Diretora da Câmara logo após o ocorrido. Arthur Lira acatou a solicitação e encaminhou o processo ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Com a aprovação do parecer, o processo segue para o plenário da Câmara. Não há data definida para a votação, mas a expectativa é de que ocorra ainda no primeiro semestre de 2025.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão