Lula lidera cenários de 2º turno em 2026, mas rejeição dispara e acende alerta
Pesquisa também revelou que 62% dos brasileiros acham que presidente não deveria se candidatar à reeleição no próximo ano
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Uma nova pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa contra todos os principais nomes da direita em cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. No entanto, os números também indicam um aumento na rejeição ao petista e um crescimento na insatisfação com sua administração.
Lula x Bolsonaro: vantagem apertada
Em um possível reencontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, Lula aparece com 44% das intenções de voto, contra 40% de Bolsonaro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, o que significa um empate técnico no limite da confiança estatística. Outros 3% estão indecisos, enquanto 13% afirmam que pretendem votar em branco, nulo ou se abster do pleito.
Desempenho contra outros adversários
Caso a disputa seja contra Michelle Bolsonaro (PL), Lula teria 44% contra 38% da ex-primeira-dama. Neste cenário, indecisos somam 3%, e os que optariam por branco, nulo ou abstenção chegam a 15%.
Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula registra 43% contra 37% do oponente. A diferença entre os dois caiu de nove para seis pontos em relação ao levantamento anterior. Indecisos somam 4%, e brancos e nulos chegam a 16%.
Se o adversário for o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o petista tem 43%, enquanto o paranaense marca 35%. Os indecisos representam 4%, e votos em branco ou nulo atingem 19%.
Em um eventual confronto com o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), Lula registra 44%, enquanto o influencer aparece com 35%. Os votos em branco e nulos somam 17%, e 4% ainda estão indecisos.
Contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado e filho do ex-presidente, Lula aparece com 45%, contra 34% de Eduardo. Em janeiro, Lula tinha 44% e Eduardo mantinha os mesmos 34%. Indecisos são 4%, e 17% preferem branco ou nulo.
Se o adversário for Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, Lula tem 43% contra 31% do mineiro. A vantagem de 12 pontos representa um leve recuo para o petista, que oscilou negativamente dois pontos em relação à pesquisa anterior. Indecisos são 5%, e 21% disseram que votariam em branco ou nulo.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também aparece como possível adversário. Neste cenário, Lula lidera com 44% contra 30%. Esse é o cenário com maior índice de votos brancos e nulos (22%), enquanto os indecisos somam 4%. A distância entre os dois candidatos diminuiu significativamente, já que em dezembro Lula tinha 54% contra 20% de Caiado.
Cresce rejeição à candidatura de Lula
Apesar da liderança nos cenários de segundo turno, a pesquisa também revelou que 62% dos brasileiros acham que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Esse índice cresceu dez pontos porcentuais desde o último levantamento, em dezembro de 2023, quando 52% manifestaram essa opinião. Já os que apoiam sua candidatura são 35%, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
Outro dado que reforça a queda na popularidade do petista é a desaprovação do governo. De acordo com a pesquisa da Quaest divulgada nesta última quarta-feira (2), 56% dos brasileiros acreditam que o Brasil está indo na direção errada sob a gestão de Lula. Além disso, a percepção negativa sobre a economia cresceu: 56% dos entrevistados afirmaram que a situação piorou nos últimos 12 meses, um aumento de 17 pontos em relação a janeiro. Apenas 16% disseram que houve melhora, enquanto 26% acreditam que tudo permanece igual.
No mercado de trabalho, 53% dos brasileiros consideram que está mais difícil conseguir emprego hoje do que há um ano, um aumento de oito pontos porcentuais. Enquanto isso, aqueles que acreditam que está mais fácil encontrar trabalho somam 35%, contra 43% registrados em janeiro.
Bolsonaro ainda gera temor entre eleitores
Outro recorte relevante da pesquisa mostrou que 44% dos eleitores têm medo do retorno de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Por outro lado, 41% dizem temer um quarto mandato de Lula.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, por meio de entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março