Quaest: Rejeição a Lula bate novo recorde e Nordeste surpreende com pior índice até agora

Nova pesquisa aponta queda histórica no apoio ao presidente até entre eleitores fiéis das eleições de 2022


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 02/04/2025 09:01 • Política
Quaest: Rejeição a Lula bate novo recorde e Nordeste surpreende com pior índice até agora - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revelou uma nova queda na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento indica que o índice de desaprovação subiu de 49% em janeiro para 56% em março, marcando o pior nível desde o início do mandato, em janeiro de 2023. Por outro lado, a aprovação caiu de 47% para 41%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam responder. O Nordeste surpreendeu e tem o pior índice até agora.

O estudo foi realizado presencialmente com 2.004 eleitores em 120 municípios, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Crescimento da rejeição ao governo

Na avaliação geral da gestão, 41% dos entrevistados consideram o governo Lula negativo, um aumento em relação aos 37% registrados em janeiro. A parcela que avalia a administração como positiva caiu de 31% para 27%, enquanto os que a consideram regular permaneceram relativamente estáveis, passando de 28% para 29%. Outros 3% não souberam responder.

A desaprovação ao presidente cresce em segmentos específicos. Os grupos que mais rejeitam Lula são os evangélicos (67%), aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos (64%), pessoas com até o ensino médio completo (64%) e eleitores entre 16 e 34 anos (64%).

Por outro lado, os grupos que ainda registram aprovação superior à desaprovação incluem aqueles com escolaridade até o ensino fundamental completo (55%), pessoas que ganham até dois salários mínimos (52%) e eleitores com mais de 60 anos (50%).

Perda de apoio entre eleitores de 2022

A pesquisa também mostra uma queda expressiva no apoio ao presidente entre os eleitores que votaram nele no segundo turno das eleições de 2022. A aprovação nesse grupo caiu de 81% para 72%, enquanto a desaprovação subiu de 17% para 26%. Outros 2% não souberam responder.

Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a desaprovação de Lula aumentou de 88% para 92%. A aprovação entre esse público caiu de 10% para 7%, enquanto 1% dos entrevistados não soube opinar. Entre os que votaram nulo no segundo turno, a rejeição ao governo cresceu de 55% para 62%, enquanto a aprovação recuou de 38% para 31%.

Nordeste registra pior índice de aprovação do governo

A queda na aprovação também foi expressiva no Nordeste, região onde Lula teve um grande apoio na eleição de 2022. Em janeiro, a aprovação do presidente na região era de 59%, mas caiu para 52% em março. Ao mesmo tempo, a desaprovação aumentou de 37% para 46%.

A região com maior índice de rejeição ao governo Lula é o Sul, onde 64% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto apenas 34% a aprovam. No Centro-Oeste, a aprovação é de 52%, contra uma desaprovação de 44%. No Sudeste, onde se concentra 42% do eleitorado brasileiro, a desaprovação subiu de 59% para 64%, enquanto a aprovação caiu de 42% para 37%.

Violência é maior preocupação dos brasileiros, aponta Quaest

A violência se tornou a principal preocupação dos brasileiros, segundo o levantamento da Genial/Quaest divulgado na terça-feira (1). O problema foi citado por 29% dos entrevistados, um aumento em relação aos 26% registrados na pesquisa anterior. Em dezembro de 2023, apenas 10% mencionavam a violência como a maior preocupação.

O governo federal busca consolidar uma marca no combate à criminalidade com a PEC da Segurança Pública, mas enfrenta resistências de governadores e desafios no Congresso.

Outras preocupações incluem questões sociais (23%), economia (19%), saúde (12%), corrupção (10%) e educação (7%). A pesquisa foi realizada com 2.004 brasileiros entre 27 e 31 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais e confiança de 95%.

Nova pesquisa é divulgada um dia após levantamento da AtlasIntel

A pesquisa da Genial/Quaest foi divulgada um dia depois da publicação de um levantamento da AtlasIntel, realizado em parceria com a Bloomberg. Segundo os dados, a avaliação negativa do governo caiu pela primeira vez desde novembro de 2023.

De acordo com a AtlasIntel, 49,6% dos entrevistados consideram o governo Lula ruim ou péssimo, enquanto 37,4% avaliam como ótimo ou bom, e 12,5% o classificam como regular. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%.

Apesar da leve queda na rejeição registrada pela AtlasIntel, a aprovação também recuou, passando de 45,7% em fevereiro para 44,9% em março. A taxa de desaprovação, por outro lado, aumentou de 53% para 53,6%.

Principais desafios do governo, conforme AtlasIntel

Entre os fatores que impulsionam a desaprovação do governo, a pesquisa da AtlasIntel aponta preocupações com a responsabilidade fiscal, controle de gastos, gestão da indústria, energia e carga tributária.

O levantamento também investigou cenários eleitorais para 2026. Em uma disputa direta entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente aparece à frente com 45,6%, contra 40,6% de Lula. Outros cenários incluem nomes como Tarcísio de Freitas, Pablo Marçal, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite, Simone Tebet, Romeu Zema e Marina Silva.

Nos possíveis cenários de segundo turno, Lula aparece em empate técnico com Tarcísio (47% a 46%) e com Bolsonaro (48% a 46%). Contra Pablo Marçal, Lula perderia por 51% a 46%, enquanto venceria Ronaldo Caiado por 47% a 37%.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior -
Cultura 24/06/2025 às 13:00

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior

Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios


Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia -
Internacional 24/06/2025 às 12:10

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia

Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia


Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração -
Cultura 24/06/2025 às 11:20

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração

Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local


Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local -
Cultura 24/06/2025 às 10:30

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local

Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar


Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina -
Cultura 24/06/2025 às 09:40

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina

Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró


Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro -
Política 24/06/2025 às 08:50

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro

Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto


Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié -
Cidades 24/06/2025 às 08:00

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié

Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia


Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação -
Política 24/06/2025 às 07:30

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação

Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula


STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS -
Política 24/06/2025 às 07:00

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS

Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos


Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe -
Política 23/06/2025 às 22:50

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022