Brasil investiga sete novas suspeitas de gripe aviária; dois casos são em granjas comerciais
Brasil é atualmente o maior exportador mundial de carne de frango, com vendas para aproximadamente 160 países

Sete casos suspeitos de infecção por influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) estão em investigação no Brasil, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, nesta terça-feira (20). Os casos constam na plataforma oficial de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves e, até o momento, não há resultado laboratorial conclusivo.
Duas das investigações em andamento ocorrem em ambientes de produção comercial. Uma delas envolve uma granja de pintinhos com cinco dias de vida, localizada em Ipumirim (SC). A outra ocorre em um abatedouro de aves situado em Aguiarnópolis (TO). Os resultados laboratoriais dessas duas ocorrências são esperados ainda nesta terça-feira.
Outros quatro casos suspeitos referem-se a aves de subsistência, criadas em domicílios rurais nos municípios de Estância Velha (RS), Triunfo (RS), Salitre (CE) e Eldorado do Carajás (PA). Há também uma investigação relacionada a ave silvestre, identificada em Derrubadas (RS).
Casos confirmados e ações do governo
Desde maio de 2023, quando foi registrada a primeira ocorrência em ave silvestre, o Brasil realizou mais de 2.500 investigações relacionadas à gripe aviária, segundo informações do Ministério da Agricultura. Até o momento, o País confirmou 168 casos, dos quais 160 foram em aves silvestres, quatro em leões-marinhos, três em produção doméstica e apenas um em produção comercial.
O único foco confirmado em granja comercial foi detectado em Montenegro (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre, em um matrizeiro de aves. A maior parte dos registros está relacionada à fauna silvestre, o que tem mantido o status sanitário diferenciado do País perante organizações internacionais.
A influenza aviária de alta patogenicidade é uma doença de notificação obrigatória e imediata às autoridades sanitárias. O Ministério reforça que produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Exportações de frango são suspensas por 35 países
Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, 35 países suspenderam temporariamente as importações de carne de frango brasileira. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura.
De acordo com o governo federal, algumas suspensões afetam a produção de todo o território nacional, enquanto outras são restritas ao estado do Rio Grande do Sul ou, mais especificamente, ao município de Montenegro — onde, segundo o Ministério, não há exportadores, o que evita prejuízos imediatos em alguns casos.
A China, maior compradora de frango brasileiro, está entre os países que impuseram restrição nacional. A medida preventiva visa evitar a disseminação do vírus em outras granjas pelo mundo. O Ministério da Agricultura reforça que não há risco no consumo de carne de frango e ovos.
Medidas impactam setor que exporta para mais de 160 países
Entre os países que aplicaram restrições nacionais estão Argentina, China, África do Sul, Canadá, Coreia do Sul, México, Rússia e Chile. Já entre os que restringiram as importações somente do Rio Grande do Sul estão Reino Unido, Cuba e Bahrein. Há ainda um grupo de países que impôs embargo exclusivamente ao município de Montenegro, como Japão, Índia, Paraguai e Vietnã.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo divulgará nos próximos dias uma lista detalhada com os embargos em vigor e quais produtos estão sendo afetados. O Brasil é atualmente o maior exportador mundial de carne de frango, com vendas para aproximadamente 160 países.
Sobre os ovos, Fávaro destacou que a exportação brasileira é reduzida, representando apenas 0,9% da produção nacional. Ele explicou que os Estados Unidos, principal comprador atual, anunciaram que vão bloquear apenas o envio de material genético, e não de ovos para consumo.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Saúde
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Anvisa autoriza uso do Mounjaro no combate à obesidade no Brasil
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado