Saúde, infraestrutura e educação: Jerônimo anuncia pacote de obras em Itapetinga
Pacote inclui construção de um hospital regional e de uma policlínica no município

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta terça-feira (1º), um conjunto de investimentos para o município de Itapetinga. O pacote inclui a construção de um hospital regional e de uma policlínica, ampliação de serviços de saúde e investimentos em infraestrutura, educação e assistência social.
Recursos também foram destinados para o custeio da saúde e aquisição de equipamentos. Entre as medidas confirmadas estão a sinalização noturna do aeroporto, pavimentação de ruas no bairro Américo Nogueira e aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal Virgínia Hagge.
A prefeitura também receberá apoio financeiro para a Exposição Agropecuária de Itapetinga, evento tradicional da região. Outras áreas como saneamento, segurança e educação também serão contempladas com investimentos.
De acordo com o presidente estadual do MDB, Jayme Vieira Lima, os projetos serão responsáveis por proporcionar um “novo momento” para a região. “Estamos falando de uma policlínica, de um hospital regional e de outros investimentos que vão transformar a saúde e a infraestrutura de Itapetinga e da região. É uma agenda que marca um novo momento para o Médio Sudoeste“, afirmou.
Novos serviços e mobilidade urbana
O prefeito Eduardo Hagge (MDB) classificou o pacote de investimentos como um marco para a cidade. “Saímos desta reunião com compromissos importantes firmados pelo governador. O hospital regional e a policlínica serão as maiores obras já realizadas na saúde pública de Itapetinga. Um passo fundamental para garantir atendimento de qualidade à nossa população e aos municípios vizinhos“, disse.
Além das obras de saúde, o governo autorizou a entrega de uma ambulância, equipamentos para a maternidade local e um ônibus escolar.
A policlínica receberá a ordem de serviço nos próximos dias. O governo também discutiu demandas relacionadas ao abastecimento de água, mobilidade urbana e segurança pública, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população e fomentar a geração de emprego e renda na região.
Ações de combate à violência
O Comitê de Governança do Programa Bahia pela Paz realizou, nesta terça-feira (1º), sua 8ª Reunião Ordinária no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo de Salvador (CAB). O encontro reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para avaliar os avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar o planejamento das ações para os próximos anos.
Conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, a reunião teve como foco o fortalecimento das iniciativas de segurança pública no estado, com destaque para a cooperação entre diferentes setores da sociedade.
O governador destacou a importância da união entre governo, comunidade e instituições para a prevenção da violência. Segundo ele, o objetivo é construir um ambiente de paz e promover os direitos dos baianos.
“Nosso compromisso é construir um ambiente de paz, onde o trabalho integrado entre governo, comunidade e instituições possa resultar em mudanças concretas na prevenção da violência e na promoção dos direitos de todos os baianos”, afirmou.
Avanços do programa Bahia pela Paz
O Programa Bahia Pela Paz busca a prevenção da violência e a promoção dos direitos humanos, reunindo esforços de diferentes esferas do governo e instituições parceiras. Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, reforçou o papel do Ministério Público na articulação de políticas públicas que garantam segurança e justiça à população.
Para Pedro Maia, a união de esforços entre governo e instituições fortalece o combate à violência. “O Bahia Pela Paz representa um avanço nessa direção, ao reunir diferentes setores em torno de um objetivo comum: a prevenção da violência e a promoção dos direitos humanos”, afirmou.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’
Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo
Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima
Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo

Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais
Ex-presidente deu entrada em um hospital local com dores intensas no abdômen, atribuídas às complicações da facada sofrida em 2018

Gleisi dispara contra anistia de bolsonaristas e alerta: ‘país pode entrar em crise institucional’
Ministra diz que proposta favorece Bolsonaro e militares; oposição intensifica articulações para votação em plenário

São João de Irecê promete show histórico com Simone Mendes, João Gomes e Zé Vaqueiro
Evento promete atrair mais de 800 mil pessoas com programação extensa e geração de milhares de empregos

Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia
Encontro institucional, articulado pelo deputado Hassan, simboliza retomada do diálogo entre governador da Bahia e prefeito

Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas
Deputados articulam urgência para votar texto que pode beneficiar réus e condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes