‘Ainda Estou Aqui’ vence Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol
Longa de Walter Salles conquista a categoria de Melhor Filme Ibero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a vencer a premiação
Alile Dara Onawale/Sony Pictures
O longa brasileiro Ainda Estou Aqui venceu, no sábado (8), mais um prêmio internacional. A produção indicada ao Oscar conquistou o prêmio Goya na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. Considerado o mais importante do cinema espanhol, o Goya é conhecido como o “Oscar da Espanha”. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro é indicado e vence essa premiação.
Walter Salles não comparece à premiação
O diretor do longa, Walter Salles, não esteve presente na cerimônia de entrega do prêmio, optando por enviar um representante para aceitar a estatueta em seu nome. A responsabilidade recaiu sobre o cantor uruguaio Jorge Drexler, amigo de Salles, com quem trabalhou na produção do filme Diários de Motocicleta (2005). Drexler venceu o Oscar de Melhor Canção Original por Al Otro Lado del Río, trilha do longa.
Durante o discurso de aceitação, Drexler leu uma mensagem escrita por Salles, na qual o cineasta dedicou o prêmio a Eunice Paiva e sua família, além das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado, mas também pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pelo cinema espanhol e pelos cineastas que influenciaram minha formação”, leu Drexler.
Motivo da ausência de Salles na premiação
O diretor de Ainda Estou Aqui não compareceu à premiação devido a um compromisso relacionado à campanha para o Oscar 2025. Na manhã deste domingo (9), em Santa Bárbara, na Califórnia, ele participará de um evento no qual se encontrará com membros da Academia e outros indicados ao Oscar para debater sobre o filme.
Concorrentes ao prêmio Goya
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui superou os concorrentes Agárrame Fuerte (Uruguai), El Jockey (Argentina), No Lugar da Outra (Chile) e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica).
O principal concorrente da produção brasileira no Oscar, o francês Emilia Perez, também concorreu no Goya, mas na categoria de Melhor Filme Europeu. O longa, protagonizado por Karla Sofía Gascón, venceu o prêmio.
Na mesma categoria de Emilia Perez, concorreu ainda a animação letã Flow, que também está indicada ao Oscar em duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Animação.
Discurso de Walter Salles
Além de dedicar o prêmio a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Walter Salles mencionou o diretor espanhol Pedro Almodóvar, que estava entre os indicados, referindo-se a ele como uma inspiração.
Confira o discurso na íntegra:
“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação.
O fato de Jorge nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio.
Ainda Estou Aqui é um filme sobre a memória de uma família durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que se entrelaça com a memória do meu país. Gostaria de dedicar este prêmio ao cinema brasileiro como um todo, a Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
E, como estamos falando de memória, gostaria de agradecer aos grandes cineastas que nos deram o presente de nos apaixonarmos pela extraordinária atriz que foi Marisa Paredes. Entre eles, os mestres Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein.
Obrigado a todos e muito obrigado, Granada!”
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval