Três pessoas são resgatadas de naufrágio por tripulantes de ferry-boat na Ilha de Itaparica
Tripulante e duas passageiras aguardaram por 20 minutos até serem resgatadas
Um tripulante e duas passageiras foram resgatados, na noite desta quinta-feira (23), após a embarcação em que estavam naufragar nas proximidades do Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. O resgate foi realizado pelos tripulantes do ferry-boat Ivete Sangalo, em uma ação que durou cerca de 20 minutos.
Em nota encaminhada ao Portal M!, a Internacional Travessias Salvador (ITS), concessionária responsável pelo ferry-boat, disse que o procedimento ocorreu poucos minutos após o embarque. Em seguida, a Capitania dos Portos foi notificada para dar início à apuração dos fatos.
Acidente próximo do terminal de Bom Despacho
De acordo com informações da Marinha do Brasil, o naufrágio ocorreu por volta das 19h. A embarcação era destinada a atividades de esporte e recreio, e todos os ocupantes utilizavam coletes salva-vidas no momento do acidente. Após o naufrágio, o trio aguardou no mar até a chegada do resgate realizado pela tripulação do ferry.
A Internacional Travessias Salvador informou que o resgate ocorreu minutos após o embarque da embarcação Ivete Sangalo, e a concessionária notificou imediatamente a Capitania dos Portos para os procedimentos necessários.
Procedimentos da Marinha e apurações
Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), relatou que foi informada sobre o acidente por volta das 19h e mobilizou uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR) para atuar na região. A operação também contou com o apoio da Central de Operações do Sistema Ferry, que colaborou na localização das vítimas. As três pessoas foram encontradas e resgatadas com êxito, em boas condições de saúde, por volta das 19h20.
“Cabe ainda informar que, fruto da eficiência e cooperação na operação de buscas, as três pessoas foram localizadas e resgatadas, em boas condições de saúde, por volta das 19h20 pela tripulação do Ferry Boat “Ivete Sangalo” que se encontrava em navegação na BTS. Todos usavam o coletes salva-vidas”, disse a nota.
“Imediatamente, após tomar conhecimento do fato, uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR) foi deslocada para o local visando dar início às buscas”, completou a Marinha.
A Marinha anunciou a instauração de um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar as causas e circunstâncias do naufrágio. Após concluído, o relatório será encaminhado ao , que tomará as medidas cabíveis.
Importância da segurança na navegação
Tanto o tripulante quanto as duas passageiras resgatadas utilizaram coletes salva-vidas, o que segundo a Marinha foi fundamental para garantir a segurança do grupo até a chegada do resgate. A Força Naval reforçou a necessidade do uso adequado de equipamentos de segurança em embarcações, especialmente em atividades de esporte e recreio. Além disso, a instituição mantém o número de emergências 185 disponível 24 horas para ocorrências marítimas e fluviais.
Investigações
As causas do naufrágio serão detalhadamente apuradas pelo inquérito conduzido pela Capitania dos Portos da Bahia. Esse processo incluirá a análise da embarcação envolvida, as condições meteorológicas no momento do incidente e os relatos dos ocupantes. A conclusão do inquérito permitirá identificar eventuais falhas e prevenir situações semelhantes no futuro.
Mais Lidas
Cidades
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Bahia estreia com goleada sobre Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste
Inscrições para Prouni 2025 começam nesta sexta-feira
Últimas Notícias
Otto minimiza ‘discordâncias’ na base e garante que não haverá ‘dissidência’ para 2026: ‘Não vai ter racha’
Ao Portal M!, senador também destacou a boa relação que mantém com o senador Jaques Wagner, o ministro Rui Costa e a deputada Lídice da Mata
Safra recorde e queda do dólar devem reduzir preços dos alimentos, diz Alckmin
Vice-presidente destaca impacto do clima favorável, estoque regulador e reforma tributária na economia
Primeiro voo com brasileiros deportados sob governo Trump chega ao Brasil nesta sexta
Primeiro voo de deportados chegou no dia 10 de janeiro, ainda antes da posse do novo presidente
Rui Costa diz que governo cogita reduzir imposto de importação de alguns alimentos para baixar preços
Governo realizará uma análise comparativa dos preços internos e externos. Se necessário, alíquotas de importação serão ajustadas para garantir preços praticáveis
Planilha com supostas avaliações de influenciadores digitais viraliza; veja detalhes
Planilha, de autoria desconhecida, detalha experiências de contratantes com vários famosos
Semana do BBB 25 traz Big Fone e paredão triplo com contragolpe
Tadeu Schmidt detalha regras da segunda semana, com imunidade e tensão na casa mais vigiada do Brasil
Oposição estuda pedir impeachment de Lula após irregularidade no ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares acusam o governo de cometer também crime de responsabilidade
Noite da Aclamação celebra Gilberto Gil com participação de Rachel Reis e grandes nomes da música
Evento contará com show da banda Timbalada, além de participações especiais de Rachel, Margareth Menezes e Ivete Sangalo
Prefeitura de Salvador anuncia reativação de linhas de ônibus suspensas por integração com metrô
Semob sinalizou que vem realizando estudos para reativar linhas de ônibus com horários reduzidos, observando a adesão dos usuários
Jerônimo Rodrigues critica Coelba e diz que empresa é ‘freio no desenvolvimento’ da Bahia
Apesar de a renovação ser uma decisão que cabe à União, o governador revelou que demonstrou sua insatisfação ao presidente Lula com o serviço prestado na Bahia