Polícia Penal apreende celulares e armas em operação no Conjunto Penal de Jequié
Ação visa combater a conexão de internos com atividades criminosas na região
Hildazio Santana
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em parceria com a Polícia Penal, realizou a Operação Força Máxima Verão no Conjunto Penal de Jequié (CPJe) entre segunda-feira (6) e quarta-feira (8). Durante as buscas em 14 celas da unidade, foram apreendidos cinco aparelhos celulares, 11 armas brancas artesanais, duas soqueiras improvisadas, cinco porções de maconha, uma corda conhecida como “tereza” e três cadernos com anotações suspeitas. A ação visa combater a conexão de internos com atividades criminosas na região.
Simultaneamente, ocorreu a “Operação Horus”, promovida pela Secretaria da Segurança Pública em Jequié. Durante as inspeções no CPJe, 81 internos foram verificados. A responsabilidade pelos materiais apreendidos será investigada. A unidade abriga cerca de 530 custodiados, e o objetivo da operação é desarticular possíveis influências criminosas dentro do sistema prisional.
Transferências de internos monitorados
Seis internos foram transferidos para outras unidades da Seap na segunda-feira (6). Sob supervisão da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) e da Agência de Inteligência da Polícia Penal, esses indivíduos são suspeitos de atuar em organizações criminosas relacionadas a homicídios e tráfico de drogas na região. As transferências integram a estratégia de neutralizar a atuação dessas lideranças no município.
Apesar da operação, as assistências básicas aos custodiados seguem inalteradas, em conformidade com a Lei de Execuções Penais (LEP). Não foram registradas intercorrências durante as ações, que mantiveram o fluxo normal de serviços na unidade prisional.
Atuação integrada
A Operação Força Máxima Verão foi coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP). As ações contaram com o apoio de equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), do CMASP e de policiais penais ordinários.
Foragido do Complexo de Eunápolis deixa acampamento
A Polícia Civil da Bahia identificou, na terça-feira (7), um acampamento improvisado que pode ter sido usado por Anailton Souza Santos, um dos 16 detentos que fugiram do Complexo Penal de Eunápolis no dia 12 de dezembro de 2024. A estrutura foi encontrada em uma área de mata no Boqueirão, nos fundos da residência de familiares do fugitivo.
Equipes do Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial de Eunápolis e da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) localizaram uma barraca, colchonetes e cobertores no local. Segundo a Polícia Civil, os itens indicam que o acampamento foi utilizado recentemente. O material encontrado foi destruído para evitar que o local seja reutilizado. Anailton, entretanto, não foi localizado.
Fuga sem recapturas
Quase um mês após a fuga em massa no Complexo Penal de Eunápolis, nenhum dos 16 fugitivos foi recapturado. A fuga, ocorrida em 12 de dezembro, envolveu oito homens armados que invadiram o presídio, trocaram tiros com os agentes de segurança e facilitaram a saída dos detentos, segundo as investigações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
De acordo com as investigações, o objetivo principal da ação foi libertar Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”, apontado como líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Os outros fugitivos também são suspeitos de integrarem a organização criminosa.
Intervenção e afastamentos
Após o ocorrido, a Seap afastou os diretores e o coordenador do complexo penal e determinou uma intervenção de 30 dias na unidade. A fuga é a primeira registrada com esse nível de organização em um presídio baiano, segundo a Seap. As investigações sobre a invasão e as buscas pelos fugitivos continuam em andamento.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’
Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça