Sidônio Palmeira confirma que assumirá Secom e fala em ‘evoluir na área digital’ da comunicação

Publicitário baiano também se comprometeu a manter a transparência nas informações


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 07/01/2025 18:17 Política
Sidônio Palmeira confirma que assumirá Secom e fala em ‘evoluir na área digital’ da comunicação - Divulgação

O publicitário baiano Sidônio Palmeira confirmou, nesta terça-feira (7), que assumirá a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Durante declaração ao lado de seu antecessor, Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto, Sidônio afirmou que a principal meta será avançar na parte digital da comunicação governamental. Ele ressaltou que sua gestão, em termos de comunicação, será uma continuidade da administração anterior. O baiano assumirá a pasta na próxima semana.

“É um segundo tempo que estamos começando, não o primeiro tempo”, declarou o futuro ministro.

Sidônio, que vem da iniciativa privada e nunca teve experiência em um governo, falou sobre o desafio que será liderar a comunicação do governo. Ele se comprometeu a manter a transparência nas informações e a trabalhar para melhorar a comunicação digital do Executivo.

“Tem uma observação também na parte digital, alguns dizem até que é analógico, acho que a gente precisa evoluir nisso”, comentou. Ele destacou, ainda, a importância de prestar informações à imprensa de forma clara e acessível.

Substituição na Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu substituir a gestão da Secom, acreditando que a comunicação não tem sido capaz de traduzir adequadamente as conquistas do governo, como grandes obras e programas sociais, em popularidade.

Essa situação preocupa, pois a boa percepção pública será crucial para a reeleição de Lula ou a candidatura de um sucessor nas eleições de 2026.

Foco na transparência e comunicação eficaz

Sidônio enfatizou a necessidade de equilibrar “expectativa, gestão e percepção popular”, afirmando que a comunicação deve ser uma prioridade para todo o governo, e não apenas para a Secom. Ele explicou que seu trabalho será focado em facilitar a divulgação dos programas do Executivo, para que a população tenha mais acesso às informações sobre as ações governamentais.

A troca na Secom era esperada desde dezembro de 2024, quando o presidente Lula mencionou publicamente que haveria “correções necessárias” na comunicação do governo. A declaração foi interpretada como um aviso à equipe atual da Secom. Paralelamente, as negociações para a entrada de Sidônio Palmeira no governo estavam em andamento.

Funcionários da Secom já haviam sido informados sobre a mudança desde 6 de dezembro, e Sidônio trouxe para o Planalto nomes que farão parte de sua equipe, como Thiago César, que será seu secretário-executivo, e Paulo Brito, que ocupará o cargo de chefe de gabinete.

Paulo Pimenta anuncia saída do cargo

O atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou na tarde desta terça que deixará o cargo a pedido do presidente Lula. Pimenta ocupava a posição desde o início do governo, em janeiro de 2023.

“O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase do governo, que foi uma fase de reconstrução, uma fase de reposicionamento dos programas, das ações do governo. E, a partir de 2025, vamos entrar em uma fase nova do governo, que é aquilo que a gente chama do período da colheita, dos resultados”, afirmou Pimenta.

“O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, criatividade, capacidade de poder exercer essa tarefa e coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período”, complementou.

Lula estaria insatisfeito com a comunicação

A decisão do presidente Lula reflete a insatisfação do petista com a comunicação do seu terceiro mandato e a necessidade de reposicionar a narrativa em torno das realizações da gestão. O petista se reuniu, na manhã desta terça-feira (7), com Pimenta e Sidônio no Palácio do Planalto para alinhar os detalhes da transição.

De acordo com fontes próximas ao presidente, o destino de Paulo Pimenta ainda não foi definido, mas há possibilidades de que ele retorne à Câmara dos Deputados ou assuma um cargo de liderança estratégica no Congresso ou em outro Ministério.

Reestruturação da Secom

Sidônio Palmeira, que desempenhou o papel de marqueteiro nas campanhas vitoriosas de reeleição de Lula em 2022 e dos governos petistas da Bahia, vem sendo apontado como peça-chave para reformular a comunicação do governo. A escolha reflete o crescente descontentamento do presidente com a forma como as ações do Executivo têm sido comunicadas ao público, especialmente no campo econômico.

Nos últimos meses de 2024, Lula intensificou a presença de Sidônio em Brasília, solicitando sua orientação para mensagens institucionais e estratégias midiáticas. O publicitário já vinha atuando nos bastidores, ajudando a moldar a narrativa governamental com um tom mais conciliador em relação ao mercado financeiro e destacando a unidade entre os ministérios.

Entre as críticas apontadas por Lula e outros membros do governo está a incapacidade de traduzir de forma eficaz as conquistas econômicas e as medidas de ajuste fiscal para a população. O ministro da Casa Civil, o também baiano Rui Costa, reforçou essa necessidade, destacando o esforço fiscal e a transparência nas contas públicas desde 2023 como pontos que precisam ser melhor comunicados. Sidônio, inclusive, foi seu marqueteiro durante suas duas campanhas vitoriosas ao governo da Bahia.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025 -
Cidades 08/01/2025 às 21:00

Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025

Segundo gestor, objeções levantadas em 2024 não encontraram respaldo e não impactaram no sucesso da iniciativa


Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis -
Política 08/01/2025 às 20:31

Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis

Ministro do STF afirmou, nesta quarta-feira (8), que as redes sociais não são 'terra sem lei' no Brasil


MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso -
Cidades 08/01/2025 às 20:00

MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso

Audiência pública ocorrerá no dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do MP-BA, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador


Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados -
Cidades 08/01/2025 às 19:31

Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados

Precipitações podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra


Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA -
Cidades 08/01/2025 às 19:02

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA

Acusado foi condenado a 14 anos de prisão por júri popular e estava foragido desde abril de 2024


Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha -
Política 08/01/2025 às 18:44

Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha

Inquérito policial apontou que o acusado abraçou a vítima por trás, tocando seu seio de maneira inadequada


Barroso e Fachin defendem democracia em evento sobre atos de 8 de janeiro -
Política 08/01/2025 às 18:16

Barroso e Fachin defendem democracia em evento sobre atos de 8 de janeiro

Em nota, o presidente do STF afirmou ser 'falsa', a narrativa que associa o enfrentamento ao extremismo com medidas autoritárias


Débora Régis declara estado de emergência e calamidade financeira por 90 dias em Lauro de Freitas -
Política 08/01/2025 às 17:50

Débora Régis declara estado de emergência e calamidade financeira por 90 dias em Lauro de Freitas

Medida foi tomada, segundo a gestão municipal, devido à grave crise fiscal herdada da gestão anterior


Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte para ir à posse de Trump nos EUA -
Política 08/01/2025 às 17:30

Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte para ir à posse de Trump nos EUA

Ex-presidente afirmou ter ficado honrado com convite do próximo presidente americano


Bruno Reis transfere gestão da Prefeitura de Salvador para Ana Paula Matos durante viagem à África -
Política 08/01/2025 às 17:11

Bruno Reis transfere gestão da Prefeitura de Salvador para Ana Paula Matos durante viagem à África

Ao falar sobre a movimentação, Ana frisou que foi a única vice-prefeita reeleita no país, e ressaltou que, na função que ocupa, precisa estar preparada para assumir a prefeitura