Bruno Reis transfere gestão da Prefeitura de Salvador para Ana Paula Matos durante viagem à África
Ao falar sobre a movimentação, Ana frisou que foi a única vice-prefeita reeleita no país, e ressaltou que, na função que ocupa, precisa estar preparada para assumir a prefeitura

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT) vai assumir a prefeitura da capital baiana nesta quarta-feira (8), quando o titular, Bruno Reis (União), viaja ao Benin, país da África Ocidental. Nos últimos dias, Ana tem sido abordada sobre possível interesse em futuramente se candidatar à prefeita.
Ao falar sobre a passagem temporária de bastão, Ana Paula declarou que seu interesse principal é servir à cidade e, caso tenha a oportunidade e seja de interesse do povo e do grupo político, estará pronta para o desafio.
“Óbvio que se eu tiver a oportunidade de servir a minha cidade no futuro, se for um desejo do povo, do grupo político, do prefeito, e sobretudo, da vontade de Deus, eu me apresentarei, eu não vou faltar à cidade. Mas eu entendo que a gente tem que respeitar cada passo e cada momento”, disse.
Ela frisou que foi a única vice-prefeita reeleita no país, e ressaltou que, na função que ocupa, precisa estar preparada para assumir a prefeitura.
“Já é uma honra estar aqui. E eu tenho dito também que para você ocupar essa função de vice-prefeito, você tem que estar preparado para ser prefeito, como agora, eu vou por alguns dias assumir esse cargo. Então, se eu for convocada, se for o que o povo quiser, estarei pronta. Mas isso não vai se decidir agora”, seguiu Ana.
Ela pontuou que este não é o momento para pensar neste tipo de projeto. “Cargo majoritário é destino. A história mostra isso. Vou perguntar a vocês, se alguém tivesse dito antes do momento que eu assumi como vice, quatro anos antes, que eu seria vice, talvez vocês não acreditassem, porque eu nunca me posicionei para uma carreira política. Eu não era nem filiada quatro anos antes. O que eu posso dizer é que se o povo quiser, eu vou estar pronta”.
Viagem de Bruno Reis ao Benin
Segundo o prefeito Bruno Reis, a ida ao país africano visa fortalecer laços históricos e culturais, buscar experiências administrativas, promover um voo direto Benin-Salvador, restaurar a Casa do Benin e ampliar o acervo cultural, além de estreitar relações entre cidades irmãs e compreender as origens de desafios históricos e sociais.
“Na época da escravidão, a maioria dos escravos que vinham para Salvador e para o Brasil, são oriundos do Benin. A gente tem aqui a casa do Benin, lá eles têm a casa do Brasil. Lá as pessoas, depois, principalmente da abolição, quando retornaram para lá, levaram muito do nosso modo, do nosso jeito de ser, desde o sobrenome das pessoas, Silva, Santos, Souza, a bairros que têm o nome do Brasil”, comentou o prefeito.
Ele considerou que esta será uma oportunidade de conhecer da história e ver a realidade de um país que também ainda enfrenta dificuldades para se desenvolver. “Ver boas experiências administrativas de gestão, fortalecer esses laços, trabalhar e ajudar de alguma forma para que possa ter um voo direto Benin-Salvador”.
Reis garantiu que a casa do Benin em Salvador será restaurada em breve e um novo acervo será feito.
“Conhecer e estar próximo de culturas, de países, principalmente de valores e princípios que são muito próximos nossos, é muito importante, até para nos ajudar a gente a entender muitos dos problemas que a gente enfrenta hoje”, concluiu.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia