Governador convoca 642 novos profissionais para educação e planeja novas contratações

Jerônimo também anunciou contratação de mais de 8,8 mil profissionais para diversos cargos no setor educacional


Vixe d-flex me-2
Daniel Freitas 07/01/2025 12:31 Política
Governador convoca 642 novos profissionais para educação e planeja novas contratações - Matheus Landim/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), publicou, no Diário Oficial da Bahia desta terça-feira (7), a convocação de 642 novos profissionais para a rede estadual de educação, que inclui 471 professores e 171 coordenadores pedagógicos. Este novo reforço no quadro de servidores da educação faz parte de uma série de ações voltadas para o fortalecimento da educação pública estadual.

Novas contratações para 2025

Além das 642 novas vagas, o governador também anunciou a contratação de mais de 8,8 mil profissionais para diversos cargos no setor educacional. Durante evento realizado no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador, Jerônimo Rodrigues destacou o lançamento de um ciclo de nomeações que visa atender à grande demanda de profissionais para a rede estadual de ensino. O objetivo é reforçar a estrutura das escolas e garantir um bom atendimento aos estudantes, com novos professores, coordenadores pedagógicos e também profissionais administrativos.

 “Estamos numa frente muito forte de melhoria das condições físicas das escolas, com a construção de novas salas de aula, quadras poliesportivas, cozinhas, teatro, laboratórios. E para acompanhar tudo isso é preciso ter pessoal: administrativo, professores, gestores, coordenadores pedagógicos. Foi o que fizemos aqui hoje. Renovamos o concurso e chamamos todos. A nossa intenção é garantir que a rede estadual possa, a partir do dia 3 de fevereiro, já na Jornada Pedagógica, ter uma boa quantidade desses profissionais participando”, disse o governador.

Entre as novas contratações, estão 5.934 profissionais que atuarão em diversas áreas, como professores da Educação Básica, indígena, ensino profissionalizante, além de analistas e técnicos administrativos. A contratação desses profissionais, que se darão pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), visa fortalecer as unidades escolares e aprimorar o atendimento a estudantes de diversas regiões da Bahia.

Convocação e ações para fortalecer educação

Com o objetivo de expandir a capacidade de ensino, a convocação desses profissionais é mais um passo no processo de suprir as necessidades de docentes e coordenadores nas escolas estaduais da Bahia. Os convocados para o interior do Estado deverão comparecer, a partir desta quinta-feira (9) até o próximo dia 22, aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para apresentar a documentação e realizar os exames médicos exigidos. Já os candidatos convocados para Salvador devem se apresentar à Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no mesmo período e horários.

Esta convocação faz parte do concurso público regido pelo Edital Saeb 03/2022, que inicialmente ofertou 1.806 vagas para o cargo de professor e 289 para coordenadores pedagógicos, além de 18 vagas para coordenadores pedagógicos indígenas. O concurso foi lançado com o intuito de suprir a demanda crescente por profissionais qualificados e engajados em promover a educação pública no estado.

De acordo com o Governo do Estado, duas convocações foram feitas em 2023, uma em maio e outra em dezembro. A mais recente convocação, ocorrida em setembro do ano passado, incluiu 1.679 novos profissionais.

Férias na escola com mais saber e sabor

Ainda durante o evento realizado no Ceep, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou o lançamento do projeto Férias na escola com mais saber e sabor, que ocorrerá entre 13 e 31 deste mês na rede estadual de ensino. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes e à comunidade local momentos de lazer, aprendizado e descontração, oferecendo atividades variadas nas áreas de arte, esporte, cultura, saúde, lazer e bem-estar.

O projeto também tem como objetivo reforçar a permanência dos estudantes indígenas nas escolas, promovendo atividades lúdicas que buscam fortalecer os vínculos culturais desses alunos e oferecer experiências de integração com outros indígenas mais experientes, que irão compartilhar atividades como o artesanato.

 “Eles terão acesso a atividades lúdicas, reforçando os seus laços culturais e revivendo também a sua cultura, assim como a integração com outros indígenas mais experientes, que desenvolvem diversas atividades como o artesanato”, destacou Patrícia Pataxó, superintendente de Políticas para os Povos Indígenas.

Em 2024, a primeira edição do projeto Férias na escola com mais saber e sabor beneficiou 131 mil estudantes da rede estadual, abrangendo cerca de 500 unidades escolares na Bahia. Para participar da segunda edição do programa, os estudantes devem se dirigir, a partir desta quarta (8) até sexta-feira (10), à unidade escolar que aderiu ao programa Educa Mais Bahia, apresentar um documento oficial com foto e escolher a oficina disponível de acordo com as vagas oferecidas pela escola. As atividades serão realizadas das 7h às 13h, com a oferta de alimentação, incluindo duas refeições diárias para todos os participantes.

“Sabemos das questões sociais, em que muitos estudantes não têm condições de viajar nas férias, então, o Governo do Estado abre as escolas nesse período, o que tem sido muito importante, principalmente para a segurança alimentar. Muitos deles fazem as refeições exclusivamente na escola. Precisamos que eles tenham muita energia e força. Então, esse é o lugar de fazermos isso”, disse Rowenna Brito, secretária estadual de Educação. 

Convocação do concurso 

Rowenna Brito reforçou que, com essas novas contratações, o Governo da Bahia busca zerar o cadastro de reserva do concurso realizado em 2022. “Vamos chamar todos os profissionais habilitados desse concurso, entre professores, coordenadores pedagógicos e professores indígenas, para iniciar o ano letivo de 2025 no dia 10 de fevereiro com gente nova e muita energia na rede estadual. Também vamos chamar os novos profissionais de nutrição, que são importantes para acompanhar e garantir a segurança alimentar das nossas escolas”, afirmou a gestora.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Mulheres na literatura ganham espaço em evento no Teatro Gamboa -
Cultura 08/01/2025 às 23:00

Mulheres na literatura ganham espaço em evento no Teatro Gamboa

Exposição LITEATRO – Entre papéis e palcos, e a oficina NATIVAS – Narrativas Femininas acontecerão ao longo do mês


Banco Central diz que R$ 8,7 bilhões em recursos esquecidos estão disponíveis para resgate -
Negócios 08/01/2025 às 22:30

Banco Central diz que R$ 8,7 bilhões em recursos esquecidos estão disponíveis para resgate

Valores ainda podem ser recuperados após prazo oficial mediante ação judicial


Ex-presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo é inocentado em processo sobre improbidade administrativa -
Cidades 08/01/2025 às 22:00

Ex-presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo é inocentado em processo sobre improbidade administrativa

Acusações estavam relacionadas a um convênio celebrado entre a Fundação e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares


AGU contrata advogados internacionais para extradição de foragidos do 8 de janeiro -
Política 08/01/2025 às 21:30

AGU contrata advogados internacionais para extradição de foragidos do 8 de janeiro

Ações de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes completaram dois anos nesta quarta


Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025 -
Cidades 08/01/2025 às 21:00

Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025

Segundo gestor, objeções levantadas em 2024 não encontraram respaldo e não impactaram no sucesso da iniciativa


Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis -
Política 08/01/2025 às 20:31

Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis

Ministro do STF afirmou, nesta quarta-feira (8), que as redes sociais não são 'terra sem lei' no Brasil


MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso -
Cidades 08/01/2025 às 20:00

MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso

Audiência pública ocorrerá no dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do MP-BA, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador


Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados -
Cidades 08/01/2025 às 19:31

Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados

Precipitações podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra


Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA -
Cidades 08/01/2025 às 19:02

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA

Acusado foi condenado a 14 anos de prisão por júri popular e estava foragido desde abril de 2024


Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha -
Política 08/01/2025 às 18:44

Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha

Inquérito policial apontou que o acusado abraçou a vítima por trás, tocando seu seio de maneira inadequada