Rituais para virada do ano: confira discas da astróloga Cristina Tolentino
Ao Portal M!, ela deu dicas práticas para começar 2025 com pé direito e em sintonia com próprios objetivos
Instagram/@cristina_tolentino_astrologia
Com a chegada de um novo ano, renovar as energias e estabelecer intenções positivas é o objetivo de muitas pessoas ao redor do mundo. Para tanto, alguns rituais são utilizados para atrair prosperidade, saúde ou equilíbrio emocional.
O Portal M! ouviu a astróloga Cristina Tolentino para dar dicas práticas e de rituais para começar o ano com o pé direito e em sintonia com os próprios objetivos. Segundo ela, um ponto-chave para um ano mais harmônico é a adoção de atitudes simples que mostram cuidado com o planeta e responsabilidade individual.
“Termos otimismo, termos fé, conseguirmos estar de alguma forma cuidando daquilo que percebemos que há a necessidade de se cuidar, às vezes é um lixo, é um copo, é um pedaço de papel que se tira da rua e se joga numa lixeira. ‘Ah, mas não fui eu que joguei’ – mas você vive nesse planeta e você precisa desse planeta, não custa nada fazer isso, não custa nada recolher seu lixo na praia. E assim por diante […] Fechar a torneira na hora de escovar o dente, gastar menos água para tomar banho e lavar a louça, tudo isso são movimentos individuais que colaborarão com o coletivo”.
Ela destaca a importância de ajustar propósitos e alinhar condutas: “O que é que cada um de nós quer de nossas vidas? Precisamos olhar isso de uma forma mais séria, mais incisiva, para que possamos seguir uma direção objetiva e chegar aonde realmente sonhamos e precisamos estar”.
Confira rituais para a virada do ano
Cristina sugere rituais que envolvem tanto ações simbólicas quanto práticas espirituais. Confira algumas recomendações.
- Cores para atrair boas energias
“Xangô e Iansã são orixás do branco e do vermelho, se possível, não precisa obrigatoriamente usar esta cor integralmente, mas uma fita vermelha, uma calça, um rosto, uma cueca, uma gravata, uma pulseira, uma joia, que traga esse tom do branco e do vermelho sempre é muito positivo”, afirmou.
- Ritual da vela para liberar e atrair energias
Para eliminar: “No dia 31, vocês acendam uma vela comum, escrevam no papel tudo o que vocês não querem mais para levar para o ano de 2025, tópico por tópico, queimem ele nesta chama desta vela, pedindo que tudo aquilo seja queimado, seja encaminhado para um passado e que não retorne mais para as nossas vidas”, indicou.
Para atrair: “Paralelamente a isso, escreva uma outra carta com 7, 8 pedidos, objetivos, palpáveis, concretos, vibre cada pedido desse na chama desta vela, pedindo que aquilo ali se concretize, guarde este papel e acompanhe ao longo do ano se os seus pedidos foram efetivamente confirmados”.
- Dica para atrair dinheiro
“Segurar uma nota na mão na virada do ano, de qualquer valor, estar pedindo que aquela nota se multiplique, se triplique, seja em termos dos seus investimentos, do dinheiro do seu trabalho, da sua sobrevivência, dos clientes que você precisa, seja o que for, mas que você passe com essa nota na sua mão direita, pedindo que essa nota frutifique e se multiplique em muitas outras”, pontuou.
- Rituais tradicionais
Outras práticas incluem:
- Comer sete uvas verdes
- Pular sete ondas no mar
- Subir em um banquinho com o pé direito
“Comer sete uvas verdes na passagem do ano, subir num banquinho com o pé direito, de preferência os jovens, porque os idosos acabam tomando tombo, pular as sete ondas fazendo os seus pedidos para cada pulada de onda. Então, acho que essas pequenas mandingas a gente já conhece, a gente já se utiliza, mas eu acho que o toque maior mesmo é de que de que a gente tenha fé, de que a gente olhe o céu, de que a gente aprenda a pedir por tudo que a gente realmente precisa e quer, porque o Senhor maior estará do nosso lado”.
Carta de 2025 no tarô é O Eremita: ano de finalizações
A astróloga também destaca a influência do Eremita, carta número 9 do tarô, que rege 2025.
“É um ano de finalizações, é um ano em que a gente precisa olhar o passado, entender o que construímos, entender o que queremos dele e deixar para trás o que não serve mais”.
A figura do Eremita, que carrega um candeeiro, remete à busca pela luz interior e à humildade como caminho para uma maior consciência.
“Então, fica aqui o meu toque de que a gente busque a viver com mais humildade, que isso vai nos dar dignidade, e dentro dos nossos limites. Porque tudo que cresceu além do que devia vai ter que ser diminuído, seja em termos coletivos ou pessoais. Quem está fora da sua realidade, quem está vivendo fora da realidade, poderá ser afetado”.
Ano de Xangô e Iansã: busca por justiça
Cristina Tolentino também reforçou que Xangô, associado à justiça, terá forte influência em 2025, enquanto Iansã atuará como mediadora.
“Será um ano onde haverá uma grande cobrança nesse sentido. Já estamos vendo a prisão de Braga Netto e outras virão, e Iansã tem menos força que Xangô este ano, mas é ela quem bate o martelo de Xangô determinando quais serão as determinações que Xangô vai fazer para cada um. Então, quem tiver o que dever, que procure se organizar, quem estiver bem na fita, ótimo, mas que seja o ano que nós possamos agir [de forma] politicamente correta”.
Por fim, a astróloga também alertou para tensões, especialmente com Marte e Plutão no céu até setembro, indicando a continuidade do cenário de violência em várias regiões do Brasil. “E a violência, isso nós teremos Marte e Plutão no céu até setembro de 2025. E isso é muito perigoso, o Rio de Janeiro está debaixo de bala, e outros estados do Brasil tenderão a estar também nessa dinâmica. Precisamos cuidar com sanidade da violência”, finalizou.
Confira trecho da entrevista:
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Últimas Notícias
Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira
Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro