PF combate contrabando de cigarros eletrônicos no interior da Bahia
Mandados de busca foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (17), a operação “Espelho Fumegante”, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no Sul da Bahia, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos. As investigações, que tiveram início em 2023, indicam a existência de um esquema de comercialização ilegal desses produtos, tanto em estabelecimentos comerciais abertos ao público quanto por meio de vendedores autônomos que operam com serviços de delivery.
Os mandados de busca foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna.
Importação e comercialização ilegal
Os cigarros eletrônicos, conhecidos por sua popularidade no Brasil, são dispositivos cuja importação, comercialização e propaganda são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, por meio da Resolução nº 46/2009. A venda desses produtos contraria as normativas da Anvisa, além de representar um risco significativo à saúde pública, já que não há regulação sobre sua segurança, composição e qualidade no país.
Os envolvidos no esquema de contrabando poderão ser processados por importação, armazenamento e comercialização de mercadorias proibidas, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, conforme previsto pela legislação penal. Além da violação das normas tributárias, a operação também busca proteger bens jurídicos essenciais, como a saúde coletiva, ao combater a circulação de produtos que colocam em risco o bem-estar da população.
A operação foi batizada de “Espelho Fumegante” em uma alusão ao Deus asteca Tezcatlipoca, divindade do céu noturno, da lua e das estrelas, que também é considerado o senhor do fogo e da morte. O nome simboliza a ação de apagar um incêndio crescente, refletindo o objetivo da PF de interromper o comércio ilegal e proteger a saúde pública contra os danos causados pelos cigarros eletrônicos.
Outras operações recentes da PF na Bahia
Além da operação “Espelho Fumegante”, a Polícia Federal tem intensificado suas ações em diversas frentes de combate ao tráfico e contrabando de produtos ilegais. A instituição desarticulou, na última quinta-feira (12), um esquema de venda clandestina de anabolizantes, dando um golpe significativo no mercado ilegal desses produtos, que colocam em risco a saúde de consumidores.
Contrabando de animais silvestres pelos Correios
Em outra operação de destaque, a PF, em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Inema), deflagrou, também na última quinta, a Operação Boituva, em Salvador. A ação visou desmantelar uma rede criminosa que traficava serpentes e outros animais silvestres por meio dos Correios.
A investigação teve início após a apreensão de répteis na Agência Central dos Correios, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com isso, foi constatada uma estrutura clandestina responsável pela comercialização de fauna exótica e silvestre, oferecendo grande risco à biodiversidade nacional e à saúde pública, devido à possibilidade de transmissão de doenças e desequilíbrios ambientais.
Mais Lidas
Cidades
Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Últimas Notícias

Espionagem ilegal e obstrução: chefes da Abin são interrogados em investigação explosiva da PF
Depoimentos revelam tensão interna e suspeita de ataque hacker ao Paraguai

Salvador intensifica limpeza de sistemas de drenagem para prevenir alagamentos no período chuvoso
Equipes atuam diariamente, no turno da noite, utilizando caminhões com jato de água pressurizada, veículos de suporte e carros de apoio

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Ex-presidente está sob vigilância intensiva e não tem previsão de alta; equipe médica relata melhora progressiva e ausência de dor

Tiago Correia vê intervenção federal como prova do colapso na segurança: ‘atestado de fracasso’
Líder da Oposição na AL-BA afirma que medida é 'indicativo claro da perda de controle do governo estadual diante da violência'

Brasil registra 6 mil mortes e 84 mil feridos em acidentes nas rodovias federais; Bahia está em 2°
Estatísticas de acidentes e mortes variaram significativamente entre estados

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Semana Santa é mais do que religião: veja curiosidades da celebração e como ela ganha vida na Bahia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25
Resultado foi definido com desistência de Renata, última adversária na disputa, após 11h59 de prova

Tensão agrária vira embate político: Éden defende Força Nacional e acusa ACM Neto de ‘desespero eleitoral’
Ex-prefeito afirmou que governador precisou ‘pedir socorro’ devido à grave situação em conflitos agrários no Extremo-sul

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto