Pular para o conteúdo
Início » Em livro, paciente condenado a morrer conta sua história vencendo câncer

Em livro, paciente condenado a morrer conta sua história vencendo câncer

Jorge Marques
Nascido em Itapetinga, interior da Bahia, Jorge Marques tinha 24 anos, quando foi diagnosticado com câncer ósseo, com risco de metástase

De “condenado a morrer” para a cura de um câncer. O escritor Jorge Marques lança nesta quinta-feira (5) o livro ‘Caminhando para a vida’, onde compartilha sua trajetória através da imunoterapia natural.

Nascido em Itapetinga, interior da Bahia, Jorge tinha 24 anos, casado e com a esposa grávida da primeira filha, quando foi diagnosticado com câncer ósseo, com risco de metástase. Pelo adiantado estágio que o tumor havia alcançado, o tratamento cirúrgico não mais podia ser aplicado. Sua expectativa de vida foi estimada em menos de um ano.

Ao Portal M!, o escritor explica que a esfera da medicina tem dois lados, um dos médicos e demais profissionais da saúde, enquanto do outro lado estão os doentes. Segundo ele, o livro foi escrito a partir do ponto de vista dos pacientes.

“Eu estive condenado a morrer em breve tempo com um câncer ósseo diagnosticado em estágio avançado. Então eu convivi durante dez anos e por isso no livro eu falo, eu escrevo, eu mostro o que se passa na cabeça de uma pessoa nessas condições. E o que eu fiz para superar esse problema? Além dos procedimentos médicos regulares, eu utilizei procedimentos cirúrgicos. Procedimentos científicos, mas que não são regularmente aplicados na intensidade que são os procedimentos médicos”, explica.

Jorge afirma ainda que, além dos tratamentos regulares como quimioterapia e cirurgia, há outros métodos cientificamente reconhecidos, mas menos utilizados, como a alimentação revitalizante e o equilíbrio emocional. Ele destaca que, ao combinar essas abordagens com os tratamentos convencionais, foi possível fortalecer o sistema imunológico e evitar metástases, permitindo a remoção do tumor após dez anos.

“Falo de alimentação revitalizante, em lugar de alimentação sem vida, falo de bons estados emocionais, trato dessas coisas no livro. Então, essa vertente pouco recorrida foi ela onde eu coloco, coloquei o maior empenho nessa daí, ao lado dos procedimentos regulares. Então dez anos depois, o tumor pôde ser retirado com as mãos, porque não houve metástase, nada devido exatamente ao fortalecimento do sistema imunológico”, conta o escritor.

O livro ‘Caminhando para a vida’ será lançado nesta quinta-feira (5) no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia às 17h.

Leia também:

Juíza Patrícia Kertzman lança livro sobre pessoas com deficiência em situação de rua

Preta Gil revela romance com mulher em Salvador

Peça “A Última Sessão de Freud” debate Fé e relações humanas

Divulgação