STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa.
Divulgação
O governo do Maranhão enfrenta mais três afastamentos de funcionários públicos por suspeita de nepotismo. A medida foi tomada após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que já havia suspendido outras nomeações de parentes do governador Carlos Orleans Brandão Júnior (PSB), no mês de outubro. A suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa. A informação é do Metrópoles.
Em sua decisão liminar, Moraes determinou o afastamento imediato de três parentes do governador que ocupavam cargos de direção na Assembleia Legislativa. A decisão, que se baseia na Súmula Vinculante 13 do STF, proíbe o nepotismo nas nomeações para funções públicas. O ministro também observou a prática de nepotismo cruzado, onde há troca de favores entre os poderes Executivo e Legislativo.
Os afastados no Maranhão
Foram afastados Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador e diretor de Relações Institucionais; Camila Correia Lima de Mesquita Moura, cunhada de Brandão e diretora legislativa; e Jacqueline Barros Heluy, sogra do sobrinho do governador e diretora de Comunicação Social. Além do afastamento, Moraes suspendeu a remuneração e benefícios.
O ministro também intimou nove deputados estaduais a prestarem informações dentro de 48 horas sobre a existência de nepotismo cruzado. Os deputados foram questionados sobre a presença de parentes em cargos no Executivo e Legislativo, com foco em investidura em funções de direção ou assessoramento em órgãos públicos. Os deputados citados são: Dr. Yglésio, Mical Damasceno, Othelino Neto, Rodrigo Lago, Rildo Amaral, Fabiana Vilar, Aluizo Santos, Rosangela Vidal e Vinícius Loro.
A nova decisão ocorreu em um processo movido pelo partido Solidariedade, que denunciou o nepotismo cruzado entre o Executivo e Legislativo do Maranhão. O partido questionou a legalidade das nomeações de parentes do governador Carlos Brandão, pedindo a nulidade das contratações. A ação abrangeu nomeações no âmbito do governo estadual, Assembleia Legislativa, Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).
Entre as nomeações questionadas, estavam parentes do governador, como a esposa da sobrinha, cunhada, e concunhado, em cargos de liderança dentro da administração pública. A decisão de Moraes suspendeu a nomeação de cinco pessoas ligadas ao governador, que ocupavam posições importantes na gestão pública, como subsecretários e conselheiros.
Medidas contra o nepotismo tomada por Moraes
Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes já havia suspendido as nomeações de outras cinco pessoas ligadas ao governador. Essas suspensões estavam relacionadas à ação do Solidariedade, que apontava violações da Súmula Vinculante nº 13, que proíbe a nomeação de parentes para cargos de confiança no serviço público. A ação do partido visava garantir maior transparência e combater práticas de nepotismo na administração pública.
Legislação sobre nepotismo
A decisão de Moraes também se baseou na Lei Federal nº 14.230, de 2021, que tornou o nepotismo, tanto puro quanto cruzado, uma violação dos princípios da administração pública. A lei altera a Lei nº 8.429, de 1992, e inclui o nepotismo entre os atos de improbidade administrativa, ou seja, aqueles que atentam contra os princípios da administração pública.
Entre os afastados em outubro estavam: Ítalo Augusto Reis Carvalho, Mariana Braide Brandão Carvalho, Melissa Correa Lima de Mesquita Buzar, Gilberto Lins Neto e Elias Moura Neto. Estes nomes, que ocupavam cargos como subsecretários e diretores, são todos parentes do governador Carlos Brandão, e tiveram suas nomeações suspensas por ordem do STF.
As ações do STF visam reduzir a influência de parentes em cargos de confiança na administração pública, especialmente em casos onde há indícios de práticas de nepotismo cruzado. O governo do Maranhão, assim como outras administrações, enfrenta pressões para garantir maior transparência e ética em suas nomeações. A decisão de Moraes também serve como um alerta para outras possíveis irregularidades em nomeações no estado.
Investigações sobre as nomeações no Maranhão
A investigação sobre nepotismo no Maranhão está em andamento, e novos afastamentos podem ocorrer à medida que os dados sobre nomeações e contratações sejam analisados. A pressão política e social por mais ética na administração pública cresce, e o STF continua a ser um instrumento importante para combater práticas irregulares e garantir o cumprimento das leis que regulam a nomeação de cargos públicos.
A decisão do STF é parte de um movimento mais amplo para fortalecer a democracia no Brasil e combater práticas que prejudicam a gestão pública. Como afirmou o ministro Moraes, o amadurecimento democrático do país permite discutir problemas na administração pública com o foco no interesse público, visando eliminar práticas prejudiciais à sociedade.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas