Reunião entre prefeito e secretários discute medidas emergenciais para enfrentar chuvas em Salvador
Contenção de encosta será construída entre Pernambués e Saramandaia
Acompanhado de secretários e gestores municipais, o prefeito Bruno Reis se reuniu nesta quinta-feira (28) com o Sistema de Proteção e Defesa Civil de Salvador para discutir ações emergenciais e novas medidas preventivas contra os efeitos das chuvas na cidade.
Entre as principais intervenções, destacam-se a construção de uma contenção de encosta na Rua Amargosa, entre Pernambués e Saramandaia, e mais duas outras na região. Além disso, será iniciada a segunda etapa das obras de drenagem no bairro, que já demonstraram eficácia ao impedir alagamentos na Rua Santo Antônio de Pádua.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância do apoio às famílias afetadas pelas chuvas. “O mais importante neste momento é o apoio às famílias, àquelas que estão nas nossas unidades de acolhimento, que agora vão para o aluguel social. As que sofreram com alagamentos vão receber auxílio emergencial para readquirir todos os seus pertences”, afirmou Bruno Reis.
O auxílio emergencial criado pela Prefeitura pode chegar a até três salários mínimos. O prefeito também apresentou um balanço das ocorrências causadas pelos temporais que atingiram Salvador desde o último final de semana. Em San Martin, o acumulado de chuvas alcançou 464,6 mm, mais de quatro vezes o previsto para o mês, que era de 108,2 mm.
A Defesa Civil (Codesal) recebeu mais de 600 solicitações de urgência e emergência pelo número 199 nos últimos cinco dias. O volume de chuvas registrado em novembro foi o maior dos últimos 61 anos, conforme dados da Prefeitura.
Bruno Reis destacou os esforços contínuos para melhorar a infraestrutura e aumentar a segurança da cidade. “Sabemos que há problemas, temos diversos projetos para serem elaborados nesse momento, diversas obras em execução e vamos seguir investindo mais recursos para que nossa cidade seja cada vez mais segura”, afirmou.
Ele frisou ainda que nos últimos dez anos, a Prefeitura tem investido em proteção de encostas em 541 áreas de risco e na construção de mais de 3 mil escadarias drenantes, além da urbanização de canais em várias regiões da cidade.
O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, também explicou as ações do órgão em resposta à situação. Segundo ele, protocolos de investidas de campo foram definidos, com equipes designadas para vistorias de situações emergenciais e de risco ordinário.
Além disso, grupos especializados realizarão inspeções geotécnicas nos 14 pontos da cidade com Sistema de Alerta e Alarme, além de Saramandaia, que sofreu grande impacto das chuvas na quarta-feira (27).
A Codesal, responsável pelas vistorias e atendimentos emergenciais, conta com equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas, arquitetos, urbanistas, e outros profissionais.
“Desconheço qualquer outra estrutura de Defesa Civil, em qualquer local do Brasil, que tenha uma equipe multidisciplinar com tantas áreas de atuação para construir os resultados que a gente precisa”, afirmou Sosthenes.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Investigadores e escrivães da Bahia aprovam reajuste salarial de 22%
PF deflagra operação que combate desvio de recursos públicos no Sul da Bahia
Limpurb intensifica ações para minimizar impactos das chuvas em Salvador
Criação de empregos formais registra queda em outubro, aponta Caged
Últimas Notícias
Barroso indica esforço para finalizar julgamento sobre redes sociais ainda neste ano
O julgamento que, estava sendo realizado nesta quinta-feira (28), foi suspenso e deverá ser retomada na próxima semana, no dia 4 de dezembro
Lula prega equilíbrio fiscal após aumento na cotação do dólar
Segundo o petista, é fundamental trabalhar com paciência para que as ações do governo tragam resultados no tempo necessário
PT anuncia cancelamento da filiação de Pablo Marçal, que fala em ‘manipulação desesperada’
Marçal afirmou que irá procurar a Justiça para anular sua filiação ao Partido dos Trabalhadores
Rui Costa garante que ajustes no orçamento não comprometeram o Novo PAC
Na quarta-feira (27), ministro da Casa Civil visitou obras do Programa em Pernambuco
Lady Gaga firma acordo com Prefeitura do Rio para show em Copacabana, diz coluna
Para 2025, outros nomes, como U2 e Beyoncé, foram cogitados, mas as negociações não avançaram
Jerônimo Rodrigues defende diálogo entre governadores durante Fórum Nacional em Brasília
Encontro discutiu estratégias de cooperação entre os entes federados
Investigadores e escrivães da Bahia aprovam reajuste salarial de 22%
Além do reajuste, servidores decidiram pela manutenção da "Mesa de Negociação" com o governo estadual para assegurar a implementação da reestruturação salarial
Secretária de Saúde da Bahia defende esforço conjunto no combate ao Aedes aegypti
Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, Roberta Santana enfatizou a necessidade de planejamento diante do aumento das chuvas de verão
Entenda a tramitação das propostas do governo para corte de gastos
Apesar do anúncio, as mudanças dependem da aprovação do Congresso Nacional, o que pode atrasar sua implementação
Reunião entre prefeito e secretários discute medidas emergenciais para enfrentar chuvas em Salvador
Contenção de encosta será construída entre Pernambués e Saramandaia