AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Vinculada à Setur-BA, empresa audiovisual visa fortalecer cenário cultural e socioeconômico
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (26), o projeto de Lei 25.532/2024, oriundo do governo estadual que prevê a criação da Bahia Filmes – Companhia de Audiovisual do Estado. Com o objetivo de abrir novas possibilidades de desenvolvimento cultural e econômico, o modelo é inspirado em produtoras como a SPCine e a Ceará Filmes, instituídas em leis de iniciativa dos respectivos governos estaduais.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT), relator do texto, comemorou a aprovação e disse se tratar de uma reivindicação histórica. O petista ainda citou a indicação apresentada pela deputada Olívia Santana (PCdoB) há 2 anos, com intenção semelhante.
“Uma iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues, que compreendendo claramente a necessidade de uma terra onde pulsa a cultura de ter uma empresa para fomentar, para apoiar, para desenvolver esse segmento cultural”, afirmou Galo.
Agora, a matéria segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que constava como um de seus compromissos desde o ano de 2022. Vinculada à Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), a Bahia Filmes será constituída como uma empresa de economia mista. Ou seja, a companhia contará com um tipo de sociedade que reúne capital privado e público, para atuar na contribuição da identidade cultural através do cinema.
Segundo a secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, a companhia será um catalisador da cadeia produtiva do audiovisual no Estado. “A empresa vai potencializar a indústria do cinema e vídeo que tanto contribui para a sedimentar e dar visibilidade à nossa riqueza histórica e cultural, fomentando produções no Estado e impulsionando o que aqui é produzido”, completou.
Atividades na AL-BA
Ainda nesta terça, o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), anunciou o requerimento de urgência do líder do governo na Casa, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), para a tramitação do PL 25.565. O projeto pretende promover a execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da Região Metropolitana, no trecho Calçada – Comércio. No entanto, essa proposta altera a Lei nº 13.194 e inclui as obras para o VLT na autorização para a contratação de operação de crédito da ordem de R$ 800 milhões.
Inicialmente, o regime de tramitação foi aprovado sem contestação. Porém, quando Adolfo anunciou um segundo requerimento de urgência, o líder da oposição na AL-BA, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), solicitou a verificação de quórum de votação. Assim, Rosemberg sugeriu a inversão de pauta para apreciar antes os dois projetos que eram consensuais, que foram atendidos.
Os parlamentares também deram aval para a doação de terreno para o programa Minha Casa Minha Vida. Conforme o parecer oral do deputado Robinson Almeida (PT), o PL 25.534 autoriza o Poder Executivo a doar uma porção de nove mil metros quadrados ao programa federal. O petista ainda destacou que a iniciativa deve movimentar a economia baiana, a partir da reorganização urbana do ponto de vista social.
No fim do plenário, foi feito o anúncio de outro acordo de dispensa de formalidades, apresentados pelo deputado Euclides Fernandes (PT) e por Olívia Santana. A proposta de dar o Título de Cidadão Baiano ao Mestre Curió foi retirada de pauta pela segunda vez consecutiva, já que Alan Sanches retirou a sua assinatura do acordo.
As divergências em relação à concessão de títulos honoríficos fez Rosemberg Pinto declarar que, nas próximas votações, deverá pedir observância da prescrição regimental de aprovação com um mínimo de 32 votos favoráveis em pleito secreto.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Bolsonaro posta vídeo tomando caldo de cana e ironiza relatório da PF
AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Comissão de Cultura da Câmara debate criação do Dia Nacional da Axé Music
Últimas Notícias
Bolsonaro posta vídeo tomando caldo de cana e ironiza relatório da PF
Ex-presidente publica vídeo tomando caldo de cana e nega envolvimento em plano golpista
Otto diz que anistia ‘não tem absolutamente nenhuma chance de passar’ no Senado
Oposição critica relatório da PF e defende perdão 'amplo e irrestrito' a presos do 8 de janeiro
Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro soterrados em Salvador
Operação de resgate é acompanhada pelo prefeito Bruno Reis, pela vice Ana Paula Matos e pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz
Premiação do ‘Melhor Pão Francês da Bahia’ acontece nesta quarta-feira
No evento, que será realizado a partir das 18h, na Fieb, também serão anunciados melhores panificador e padaria da Bahia
Trump anuncia novos membros para equipe econômica
Jamieson Greer foi indicado para Comércio, enquanto Kevin Hassett assumirá chefia do Conselho Econômico Nacional
Encontros Negros debate tecnologia e música como ferramentas de resistência em Salvador
Evento acontece até esta próxima quinta-feira na capital baiana
Paraná Pesquisas: Lula está empatado com Tarcísio e Michelle em eventual 2º turno em 2026
Instituto também fez simulação com Bolsonaro, mesmo com inelegibilidade do ex-presidente
Zé Eduardo traz de volta ‘Se Liga Bocão’ à rádio, agora na Baiana FM
Programa estreia na próxima segunda-feira, a partir das 18 horas
AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Vinculada à Setur-BA, empresa audiovisual visa fortalecer cenário cultural e socioeconômico
Comissão de Cultura da Câmara debate criação do Dia Nacional da Axé Music
Proposta da deputada Lídice da Mata destaca relevância cultural e econômica do gênero musical para Bahia e Brasil