Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (26) a liberação do sinal de internet móvel 5G em todos os 5.570 municípios do Brasil. A medida foi possível após a conclusão da limpeza da faixa de 3,5 GHz, destinada ao tráfego do 5G, que anteriormente era utilizada para o sinal de TV por antenas parabólicas.
A limpeza consistiu na migração do sinal das parabólicas da banda C para a banda KU, envolvendo a desocupação de 1,4 mil estações de radiodifusão e a instalação de 5 milhões de kits com filtros nas antenas. Esse processo, finalizado 14 meses antes do prazo regulamentar, garantiu que a população continuasse acessando a televisão aberta sem interferências do novo sinal.
Com a faixa liberada, as operadoras podem ativar suas antenas e expandir a cobertura do 5G, que atualmente está disponível em 770 cidades, atendendo 35 milhões de usuários, com velocidades médias de 300 megabits por segundo.
“Pelas regras do edital, deveríamos ter cerca de 100 cidades cobertas pelo 5G. Nós conseguimos fazer um trabalho célere para limpeza da faixa, e as operadoras viram que o modelo de negocio era interessante, antecipando a ativação do sinal”, explicou o conselheiro da Anatel, Vinícius Caram.
O processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros.
Caram destacou o impacto do 5G no setor de telecomunicações e sua importância para o desenvolvimento econômico: “Hoje, somos a quinta maior população do mundo com celulares operando em 5G. Não podemos falar de crescimento econômico sem a base das telecomunicações. O 5G veio para catalisar esse crescimento”, afirmou, mencionando aplicações em portos, aeroportos, logística, indústria e agronegócio.
O trabalho de limpeza foi realizado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), em parceria com a Anatel, e contou com um orçamento de R$ 3,5 bilhões. Leandro Guerra, presidente da EAF, classificou a iniciativa como “sem precedentes no mundo”, enfrentando desafios como a seleção de equipamentos, importação de componentes durante a pandemia e atendimento a milhões de domicílios.
Prazos e metas para cobertura
Conforme as regras vigentes, as operadoras têm até 31 de julho de 2025 para implementar o 5G em municípios com mais de 500 mil habitantes. A cobertura para cidades com populações superiores a 200 mil deve ser concluída até 31 de julho de 2026. Para municípios com mais de 100 mil moradores, o prazo se estende até 2027. A meta para demais cidades vai até 2029.
Segundo Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, sindicato que reúne as grandes operadoras, as empresas já cumpriram 100% das metas de cobertura previstas para 2024 e 70% das metas para 2025. Ele defendeu a atualização das leis municipais sobre antenas como um ponto crucial para evitar atrasos na infraestrutura necessária para o 5G.
“A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G”, afirmou Ferrari em nota, reforçando o avanço no cumprimento das metas pelas operadoras.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Corpo de Bombeiros combate cerca de 960 focos de incêndio na Bahia
Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, define TST
Últimas Notícias
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
Abase repudia Carrefour, controladora do Atacadão, por decisão de barrar carne brasileira
Bahia é um dos principais estados produtores de bovinos do país
PF: Bolsonaro teve pleno conhecimento e atuou de forma ‘direta e efetiva’ para tentar golpe
Golpe não ocorreu por fatores externos à vontade do ex-presidente
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como 'Aerolula', apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Órgão anunciou ainda o acionamento das sirenes nas comunidades da Baixa do Cacau e do Bom Juá, em função das fortes chuvas.
Lira diz que ainda não foi procurado para conhecer pacote de cortes do governo
Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou urgência do tema
Ivana Bastos diz que mantém candidatura à presidência da AL-BA e explica: ‘Caso Adolfo consiga se viabilizar judicialmente, eu apoio’
Ao Portal M!, a deputada enfatizou ser o momento da AL-BA ter a primeira mulher presidente
Autor de ataque ao STF pretendia destruir estátua e atingir ministros, diz laudo da PF
Na avaliação dos peritos, Francisco Wanderley Luiz não via sua morte como um ato isolado, mas como parte de uma sequência de eventos
Moraes envia à PGR relatório sobre Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Apesar do movimento, ministro do STF manteve sigilo sobre delação de Mauro Cid
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção