Ministério das Mulheres e CBF se unem em ações contra feminicídio e assédio
Ação aconteceu antes da partida entre Brasil e Uruguai, na Arena Fonte Nova; jogo também teve homenagens ao Dia da Consciência Negra
O Ministério das Mulheres promoveu, na noite desta última terça-feira (19), antes da realização da partida de futebol entre Brasil e Uruguai, uma ação destinada ao combate da violência contra as mulheres e ao feminicídio. A ministra Cida Gonçalves, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Gomes, assinaram uma carta-compromisso pelo Feminicídio Zero e se comprometeram a criar políticas anti-assédio dentro das arenas esportivas.
A parceria busca que meninas e mulheres, sejam elas torcedoras ou atletas, tenham segurança nos estádios e outros espaços esportivos. A ação também irá promover o incentivo à inserção e permanência das mulheres no esporte, desde as categorias de base, além de contribuir para a preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027.
O programa Feminicídio Zero foi desenvolvido em parceria com diversos setores da sociedade, buscando erradicar o assassinato de mulheres, além de outras violências. O projeto do Ministério das Mulheres vem buscando agir cada vez mais em espaços esportivos, fazendo parcerias com clubes de futebol, visto que, segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há um aumento de 23,7% nos registros de ameaça contra mulheres, durante as partidas de futebol.
“Independentemente de o time ganhar ou perder, o desafio é usar o futebol como uma ferramenta para combater a violência contra as mulheres. O estádio é um espaço, majoritariamente, ocupado por homens e precisamos que eles estejam ao nosso lado nessa luta contra o feminicídio, a violência sexual e todas as formas de violência de gênero”, disse a ministra.
Já o protocolo do Não é Não, instituído pela Lei nº 14.597/2023, vai promover a prevenção ao constrangimento e a violência de cunho sexual contra as mulheres, protegendo as vítimas. “Queremos fazer uma Copa cidadã, uma competição que respeite as mulheres, valorize o tratamento digno ao ser humano e combata qualquer tipo de humilhação ou violência, seja dentro ou fora de campo, ou no contexto do futebol. É um evento que deve deixar um legado social e humano, muito além do esporte”, disse Ednaldo Gomes.
Dia da Consciência Negra e homenagens a Vini Jr.
Na véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, o jogador Vini Jr. ganhou um certificado onde foi revelado que os ancestrais do jogador são oriundos de Camarões. A ação faz parte do programa da CBF chamado de Raízes de Ouro, que em parceria com a African Ancestry, empresa de rastreamento genético, farão uma busca pelos ancestrais dos jogadores.
“Vini Jr. carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão. Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, descobrimos que os ancestrais de Vini Jr vêm da tribo Tikar em Camarões”, disse Gina Paige, fundadora da African Ancestry.
Ainda durante a partida, no momento em que tocava o hino nacional, uma faixa foi estendida da arquibancada com a imagem de atletas pretos e pardos, dentre eles Pelé e o próprio Vini, onde estava escrito a frase: “Nossa Grandeza, Dia Nacional da Consciência Negra”.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Cíntia Maria: ‘Luta antirracista deve ser coletiva e interseccional’
Escolas estaduais iniciam avaliação do sistema baiano de educação básica
Bahia tem nove das dez cidades mais negras do país, diz IBGE
Ilha de Maré supera Liberdade e se torna o bairro mais negro de Salvador
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA