Lewandowski diz que Lula ficou ‘estupefato’ com plano para matá-lo
Conforme o ministro da Justiça, existem ‘fortes indícios contra os acusados
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que conversou por telefone com o presidente Lula, nesta terça-feira (19), após a revelação da tentativa de golpe de Estado orquestrada por quatro militares e por um policial federal. Segundo ele, o petista ficou “estupefato” com a dimensão do caso. O ministro contou ainda que há indícios “fortíssimos” contra os acusados, que além de Lula, pretendiam matar o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. As informações são da Agência Brasil.
“Estava surpreso, estupefato com a dimensão deste golpe. Ele não podia imaginar que poderia ser vítima fatal desses agentes criminosos”, afirmou Lewandowski. O presidente de república foi informado do caso ainda durante a realização da Cúpula do G20, do qual foi anfitrião, no Rio de Janeiro.
Lula ainda não se manifestou publicamente sobre a operação da Polícia Federal, que revelou o caso. E não há indícios de quando ele dará uma declaração pública sobre o ocorrido, visto que nesta quarta-feira (20), ele recebe em Brasília o presidente da China, Xi Jinping.
Sobre as provas coletadas pela Polícia Federal na operação que revelou o esquema, Lewandowski disse que há fortes indícios da autoria do crime pelos cinco acusados, e que por isso, todos se encontram presos preventivamente. “Esses dados que são exigidos pela legislação processual penal estão presentes e serviram de fundamento para decretação da prisão preventiva. Os fatos são gravíssimos, absolutamente inaceitáveis e colocam em risco não apenas as instituições republicanas, mas a vida dos cidadãos brasileiros”, ressaltou o ministro da justiça.
Intitulada de Operação Contragolpe, a operação feita pela PF investiga ações golpistas de apoiadores e ex-integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo as informções obtidas, os acusados pretendiam, em 2022, impedir que Lula e Alckmin, que haviam sido eleitos como o Presidente e Vice-Presidente do Brasil, tomassem posse, executando ambos, além de também assassinar ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem são os presos
Os acusados de planejar o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes e aplicar um golpe de Estado foram identificados como o general da reserva Mário Fernandes, e os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo. Os quatro são integrantes das Forças Especiais do Exército. Além dos militares, também foi preso o agente da PF Wladimir Matos Soares, acusado de estar envolvido com o caso.
O general Fernandes atuou como chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Enquanto o agente Wladimir Matos Soares teria auxiliado o núcleo militar, “fornecendo informações que pudessem, de alguma forma, subsidiar as ações que seriam desencadeadas”.
“Eu quero dizer que a Polícia Federal está decepcionada porque um dos seus participou dessa tentativa de golpe, de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de organização criminosa. São as três imputações que se fazem contra essas pessoas. Por enquanto, suspeitas, elas ainda serão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal”, destacou Lewandowski.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Senacon suspende publicidade de apostas online para crianças e adolescentes
PL que aumenta cotas no serviço público de 20% para 30% é aprovada na Câmara
Últimas Notícias
Em confronto direto, Vitória vence Criciúma fora de casa e se afasta do Z-4
Bahia joga melhor e cria mais chances, mas vê Palmeiras sair com triunfo aos 44 do 2º tempo
Tricolor abriu placar na Arena Fonte Nova, mas perdeu por 2 a 1
Bahia registra primeira morte por coqueluche em 5 anos
De acordo com Sesab, 18 casos da doença foram confirmados, neste ano, em todo Estado
Evento para conscientizar sobre preservação do Parque Marinho da Barra acontece no domingo
'Abraço no Parque' será realizado no Porto da Barra envolve pescadores, surfistas e moradores em ação para proteger biodiversidade
Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20
Diversidade e consumo consciente marcam evento neste sábado, que promove ainda doações para lar de idosos
Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador
Capital baiana possui 45 espaços de lazer exclusivos para pets em praças
Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João
Inscrições são destinadas a alunos de 2 anos de idade
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências
Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora
Surthany Hejeij faz sucesso na internet ao preparar refeições com produtos que seriam jogados no lixo
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Levantamento da União mostra melhor marca histórica da estrutura viária federal, enquanto o da entidade indica que 77,3% da malha está em patamar regular, ruim ou péssimo
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Servidores estaduais serão capacitados nesta quinta para formar brigadas anti-mosquito