Diretor-presidente da Codeba projeta aumento dos portos marítimos para receber navios de 400 metros
Antonio Gobbo frisou que a perspectiva está projetada para o ano que vem com investimento de R$ 220 milhões

O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo, afirmou na manhã desta quarta-feira (24), que o escoamento dos portos da Bahia será facilitado com a redução de tempo de deslocamentos dos navios, devido a inauguração da Rota Bahia – Ásia. O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, recebeu hoje, o navio MSC Orion, que opera com a capacidade para transportar 15 mil TEUs (contêineres de 20 pés).
“Temos uma redução de cerca de 20 a 23 dias com os tempos de deslocamentos originais, isso é uma vantagem competitiva muito grande. Estamos hoje vivendo um dia emblemático de uma situação que promete se tornar cotidiana. Em nome da autoridade portuária federal, é nosso dever prover infraestrutura para poder receber esse tipo de navio que vai ser o padrão da próxima década. Nos berços do Tecon, 16 metros de profundidade e caso o calado seja ainda superior aos 15 metros, nós temos capacidade de operar com ferramenta tecnológica chamada Redraft, que é o calado dinâmico que permite ainda que se utilize, caso necessário, o movimento dos marés, das correntes, para conseguir cargas e calados ainda maiores do que o desse navio”, destacou Gobbo em entrevista ao Portal M!.
Desde 2017, fruto de ação conjunta e colaborativa da autoridade portuária, autoridade marítima, praticagem e Wilson Sons, o Porto de Salvador está homologado para receber navios deste porte pela Marinha do Brasil.
“É mais um passo no sentido de encarar os desafios logísticos das próximas décadas. Os navios vão se tornar cada vez maiores, vão ter maior capacidade para poder concentrar mais carga e tornar a operação comercial mais econômica. Esse desafio já está cumprido com a inauguração dessa rota regular para a Ásia, que vai ser a primeira nos portos brasileiros, com navios dessa dimensão e o próximo desafio são os navios ainda maiores que estão por vir”, disse o diretor-presidente da Codeba.
Projetos
Antonio Gobbo enfatizou que há um planejamento por parte da Codeba para que os portos possam receber navios de 400 metros. O diretor da Companhia frisou que a perspectiva está projetada para o ano que vem, com investimento de R$ 220 milhões.
“Nós temos programada uma dragagem de aprofundamento dos canais de acesso, prevista para ser iniciada já no ano que vem. Estamos finalizando a contratação do projeto executivo e nós vamos ter uma profundidade média entre 17,5 e 18 metros nos canais de acesso a partir do ano que vem. A Codeba possui recursos próprios e também verbas do PAC para realizar alguns tipos de dragagem de aprofundamento. É importante colocar que o programa de dragagem integrada, ele abrange não somente o Porto de Salvador, mas também o Porto de Aratu-Candeias e o Porto de Ilhéus”, pontuou.
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