Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Entidades representativas dos servidores públicos estaduais, decidiram, durante uma plenária na tarde desta quarta-feira (13), encaminhar uma carta ao governador Jerônimo Rodrigues para apresentar uma série de reivindicações e propostas para assegurar a qualidade e a sustentabilidade do Planserv. O envio está previsto para esta semana.
Entre as entidades estavam a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb). A carta destaca o compromisso dos grupos com a defesa de um atendimento de saúde digno aos servidores públicos, lembrando que garantir a qualidade dos serviços do Planserv sempre foi uma prioridade.
“Qualquer precariedade no atendimento aos servidores sempre foi objeto de preocupação e discussão dos representantes dos Planservianos no CONSERV (Conselho da Assistência)”, diz trecho do documento.
Uma das principais demandas apresentadas é o aumento da contribuição patronal para, no mínimo, 5% da Receita Corrente Líquida (RCL), visando um maior orçamento para o Planserv. A medida é considerada crucial para garantir a sustentabilidade do plano de saúde diante da crescente demanda e dos altos custos da saúde privada.
“A assistência à saúde do servidor tem sido tratada como um salário indireto. Defendemos a recomposição do poder aquisitivo das categorias e a elevação da participação patronal”, reforça o texto.
Outra proposta inclui a criação de uma rede própria de atendimento do Planserv, a fim de reduzir a dependência da rede privada e ampliar a oferta de serviços aos servidores estaduais. O Hospital de Brotas foi citado como fundamental para oferecer exclusividade aos beneficiários do Planserv e atender melhor essa demanda.
“Historicamente reivindicamos a construção de uma rede própria de atendimento na capital e nas regiões, complementando a assistência com o credenciamento da rede privada”, afirmam as entidades.
A carta também faz referência à aquisição do Hospital da Bahia pela Rede D’Or, uma iniciativa que visa expandir a rede de alta complexidade no estado. As entidades lembram que o Planserv teve papel estratégico no desenvolvimento do Hospital da Bahia e alertam que a Rede D’Or deve garantir a continuidade do atendimento aos servidores estaduais.
“O Planserv representa um ativo estratégico valioso, sendo crucial para a edificação do Hospital da Bahia, seu principal cliente”, aponta o texto.
As entidades solicitam ainda que o Estado da Bahia informe ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sobre a aquisição do hospital para evitar a formação de monopólios no setor e garantir a proteção dos beneficiários do Planserv.
O documento finaliza com um pedido de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues para discutir a viabilidade financeira e operacional do Planserv. As entidades buscam soluções que assegurem um atendimento de saúde justo e acessível aos servidores estaduais. “É imperativo abrir uma discussão ampla com as entidades representativas dos Planservianos para formatar os devidos ajustes na relação receita x despesas e nos critérios de parceria com prestadores e fornecedores”.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos