Rodrigo Pacheco pede apoio à regulamentação da reforma
Presidente do Senado afirma que regulamentação tributária é essencial para evitar retrocesso tributária
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu nesta terça-feira (5) que parlamentares e setores econômicos evitem criar “um obstáculo intransponível” para a regulamentação da reforma tributária. “Não podemos colocar um obstáculo intransponível para a finalização da tributária, porque isso seria um retrocesso ao nosso País, porque é a reforma mais difícil de ser feita e conseguimos fazer a partir de uma união muito saudável”, afirmou ele.
A declaração foi feita durante o 2º Simpósio da Liberdade Econômica, realizado em Brasília, que contou com a presença de figuras como o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), o secretário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e o senador Efraim Filho (União Brasil-PB).
Pacheco ressaltou que o Brasil, apesar de turbulências políticas nos últimos anos, conseguiu avançar em reformas econômicas importantes. Ele destacou o período como um marco para reformas estruturais, apesar de eventos como impeachment de presidente, cassação de lideranças na Câmara, e até uma crise sanitária que mudou o comportamento social do país.
“A despeito de, nos últimos 10 anos o Brasil ter vivido turbulências, com impeachment de presidente, cassação de presidente da Câmara, prisão de ex-presidentes, pessoas indo às ruas insatisfeitas com a política, com uma crise sanitária que fez com que mudássemos nossos comportamentos, com ataques inimagináveis à democracia, o Brasil foi capaz de promover reformas estruturantes”, declarou Pacheco.
O senador citou marcos econômicos recentes, como o teto de gastos e a reforma trabalhista, no governo de Michel Temer, a reforma da Previdência, no governo de Jair Bolsonaro, e, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, projetos de transição energética, o novo arcabouço fiscal e a própria reforma tributária.
Para Pacheco, a regulamentação da reforma tributária pode “coroar” o processo de reformas e abrir um novo ciclo de desenvolvimento econômico no país. “Ela é muito importante, longe de ser perfeita e ideal, mas importante para gerarmos uma nova era de expectativa”, afirmou, acrescentando que “nada será definitivo ou imutável” no texto da reforma.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro