EUA escolhem novo presidente entre Kamala Harris e Donald Trump nesta terça-feira
Divulgação do resultado pode levar dias devido ao cenário acirrado, além das cédulas em papel e as enviadas pelo correio
A eleição presidencial nos Estados Unidos acontece, nesta terça-feira (5), para definir quem governará o país pelos próximos 4 anos: Kamala Harris, pelo partido Democrata, ou Donald Trump, pelo partido Republicano. Apesar dos eleitores já terem iniciado a votação via correio, nesta terça, urnas ficam disponíveis, assim como no Brasil e, neste ano, a novidade é que alguns lugares já estão usando as eletrônicas. No entanto, a divulgação do resultado pode levar dias devido ao cenário acirrado entre Kamala e Trump, além das cédulas em papel e as enviadas pelo correio.
As últimas pesquisas mostram uma disputa muito apertada entre os dois nos sete Estados que podem definir a eleição, os chamados “estados pêndulos”: Pensilvânia (19 delegados), Carolina do Norte (16), Geórgia (também 16), Michigan (15), Arizona (11), Wisconsin (dez) e Nevada (seis). Nos EUA, o candidato vencedor nem sempre é aquele que recebe mais votos no total, portanto a chave é conquistar ao menos 270 delegados no Colégio Eleitoral.
Como funciona
A eleição norte-americana é indireta, ou seja, os eleitores votam nos representantes do Colégio Eleitoral de cada Estado, que depois oficializam o resultado em favor de um dos candidatos. Este sistema atribui ao candidato vencedor em cada Estado todos os votos dos delegados daquela região (sistema “the winner takes all”), exceto em Maine e Nebraska, que distribuem os votos de forma proporcional entre os distritos.
Ao todo, o Colégio Eleitoral conta com 538 delegados e o candidato que alcançar 270 votos será o próximo presidente. Assim, o vencedor não é necessariamente o mais votado em número total de eleitores, o que já ocorreu em eleições passadas, como a de 2016, quando Trump venceu com menos votos populares que Hillary Clinton.
A Califórnia, com 54 delegados, é o estado com maior peso no Colégio Eleitoral, seguida pelo Texas (40), Flórida (30), Nova York (28), e Illinois e Pensilvânia (19 cada). No extremo oposto, estados como Dakota do Norte, Delaware, Vermont, e o Distrito de Columbia têm apenas três delegados cada.
Alguns estados, conhecidos como “swing states” ou “estados pêndulos”, são considerados decisivos, pois não possuem um histórico de apoio consistente a um único partido. Em caso de empate de 269 a 269 votos, a decisão fica a cargo da Câmara dos Deputados dos EUA, onde cada Estado vota como uma unidade.
Além disso, a votação antecipada, permitida em vários Estados para reduzir filas e evitar tumultos no dia das eleições, teve ampla adesão, com mais de 80 milhões de votos já registrados antecipadamente, incluindo votos enviados pelos correios e do exterior.
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Jovem morre após se apaixonar por inteligência artificial; entenda
Internacional
Netanyahu diz que Israel não tem interesse em conflito com a Síria
Últimas Notícias
Sexta-feira da Gratidão reúne milhares de fiéis para celebrações em Salvador
Banco do Brasil lança ferramenta para validação online imediata de compras no cartão
Com o novo recurso, os clientes poderão autorizar compras de forma digital no momento em que forem negadas
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022
Combate ao racismo: estudo revela desigualdades regionais e escassez de recursos
Pesquisa revela necessidade de integração entre secretarias para ampliar resultados
Economia brasileira tem crescimento revisado para 3,49% em 2024, aponta Boletim Focus
No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra alta de 3,3%
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Advogados alegam falta de provas concretas, questionam depoimentos de Mauro Cid e pedem medidas cautelares em substituição à prisão preventiva
Ludmilla sofre derrota em processo por injúria racial e afirma: ‘Jamais desistirei dessa luta’
Por meio das redes sociais, a cantora revelou que vai recorrer da decisão judicial que inocentou o apresentador 'Marcão do Povo'
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Aeronave com quatro pessoas a bordo desapareceu em Manicoré; buscas seguem com helicópteros e cães farejadores
Malu Barbosa presta homenagem emocionante a Preta Gil com mensagem de Natal
Empresária compartilha reflexão sobre amizade e apoio durante tratamento contra o câncer
Moraes diz Daniel Silveira mentiu e omitiu informações durante audiência e mantém prisão
Ex-deputado violou regras de liberdade condicional e omitiu informações em audiência
Polícia investiga bolo suspeito após três mortes e duas internações em Torres, no Rio Grande do Sul
Autoridades apuram se houve intoxicação alimentar ou envenenamento no preparo do bolo