PT e PL unem forças para apoiar Hugo Motta na presidência da Câmara
Esta não é a primeira vez que os dois partidos se unem em torno de um candidato. Em 2023, ambos apoiaram a reeleição de Lira ao cargo
Os partidos PT, do presidente Lula, e PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, firmaram acordo para apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, em substituição a Arthur Lira (PP). Esta não é a primeira vez que os dois partidos se unem em torno de um candidato; em 2023, ambos apoiaram a reeleição de Lira ao cargo. As informações são do G1.
Hugo Motta é deputado eleito pela Paraíba, e é escolha do próprio Lira para substitui-lo. O paraibano se tornou o favorito para ocupar o cargo nesta semana, quando conseguiu o apoio dos partidos de esquerda, direita e centro. Motta, inclusive, já é tido como o vencedor das eleições da Câmara, mas o resultado oficial só será confirmado em fevereiro de 2025, quando ocorre de fato a eleição.
A Câmara de Deputados e o Senado irão escolher os novos presidentes de suas respectivas casas no início do ano que vem, e os novos presidentes ficarão nos cargos por dois anos (de 2025 a 2026).
Um dos principais pilares da campanha de Motta para a eleição da presidência de da Câmara é o movimento feito por Arthur Lira sobre a Pec da Anistia, que perdoa os réus dos atos golpistas de 8 de janeiro. O atual presidente da câmara retirou a PEC da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e criou uma comissão especial para avalia-lo, o que atraiu as duas legendas. Tanto PT, como PL, esperam que Hugo Motta apoie seus posicionamentos quando a pauta da Anistia, enquanto o posicionamento do deputado paraibano é que ‘ambos os lados tem bons argumentos’.
Entretanto, alguns líderes partidários acreditam que a posição “em cima do muro” de Motta e as articulações políticas de Lira, não conseguirão se sustentar por muito tempo. Outra aposta é que a rixa entre petistas e bolsonaristas vai ressurgir e atrapalhar o favoritismo e, consequentemente a campanha do deputado. “No final de janeiro, vai ficar claro que Hugo Motta não terá como servir aos dois senhores e terá de fazer uma opção. Isso pode desandar a candidatura dele”, previu um líder partidário.
Neste cenário, os nomes de Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD), voltariam a ganhar destaque. Ambos, inclusive, mantêm suas candidaturas a presidência da Câmara, mesmo que seus partidos tenham declarado apoio ao deputado do Republicanos.
Sobre o favoritismo de Hugo Motta, lideranças petistas afirmam que precisavam trazer o apoio do deputado, que pode vir a ser o novo presidente da câmara, para o lado do PT, impedindo ainda a aproximação e fortalecimento do PL. “A gente não podia chegar por último, nem deixar para embarcar no ano que vem. Precisamos atrair o Hugo Motta mais para o nosso lado do que para o lado do PL”. Os líderes petistas lembraram da questão de Eduardo Cunha, que se tornou presidente da Câmara e líder da oposição, sendo ele o principal responsável pelo impeachment de Dilma Rousseff.
Já no partido de Jair Bolsonaro, o pensamento é o mesmo, visto que os bolsonaristas pensam que pela identificação ideológica da legenda a qual Motta representa, ele se aproximaria da oposição do presidente Lula. “Confiamos na palavra do Arthur Lira, de que o Hugo Motta não vai nos decepcionar e irá pautar os temas de interesse da direita. Ele assumiu esse compromisso conosco para apoiarmos sua candidatura”, relatou uma liderança do PL.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
Defesa de Daniel Silveira contesta nova prisão determinada por Moraes
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Últimas Notícias
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Alta da inflação pressiona negociações e reduz reajustes acima do INPC no penúltimo mês do ano
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Esquema de segurança contará com ações integradas entre órgãos estaduais e municipais para garantir tranquilidade no evento religioso
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
Ação solidária acontece na próxima sexta-feira, em Salvador
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de rejeição da ação movida por Michelle Bolsonaro, com base na imunidade parlamentar
IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro
Índice de Preços ao Consumidor - Semanal de dezembro acelera para 0,17%, com altas em passagens aéreas e carnes
Defesa de Daniel Silveira contesta nova prisão determinada por Moraes
Advogados alegam que descumprimento da ordem foi devido à emergência médica e pedem reconsideração da prisão
Lira convoca reunião de líderes da Câmara após bloqueio de emendas parlamentares
Relator do orçamento de 2025, senador Angelo Coronel, critica bloqueio ao classificar como ataque à independência do Parlamento
Réveillon 2024/2025: confira opções para curtir virada do ano em Salvador e RMS
Festas para todos os gostos na capital baiana e região metropolitana
Governo Lula cobra uso de câmeras corporais nas polícias, mas PRF segue em fase de testes
Iniciativa federal visa aprimorar transparência das ações policiais em todo Brasil
Ariano Suassuna é celebrado com peças e filme em Salvador e nos cinemas
Clássico da literatura e dramaturgia brasileira será encenado no Teatro Jorge Amado, na Pituba; veja datas