Gratuidade do transporte em Salvador para Enem será tratado com Semob, diz Thiago Dantas
Declaração do secretário municipal de Educação foi dada durante entrega da Escola Municipal Julieta Viana, no bairro do Pau Miúdo
O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou, na manhã desta quinta-feira (31), que a gratuidade do transporte público em Salvador para os estudantes que vão fazer a prova do Enem no próximo domingo (3) será tratado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A declaração foi dada em entrevista ao Portal M! durante a entrega de requalificação e ampliação da Escola Municipal Julieta Viana, no bairro do Pau Miúdo.
“Eu, particularmente, não tratei do assunto porque o Enem, que é um exame voltado para o ensino médio, é um segmento que não é ofertado pela Prefeitura. Então, eu imagino que o tema vai ser tratado no âmbito da Secretaria de Mobilidade”, disse o secretário.
O Governo do Estado já notificou que o metrô terá tarifa zero, mas a Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto. Então, por enquanto, o transbordo seria pago. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dois próximos domingos (3 e 10 de novembro). Apesar do assunto não ser tratado pela sua pasta, Thiago Dantas defendeu a gratuidade para garantir o conforto dos estudantes da capital baiana.
“Sem dúvida, todo incentivo que puder ser dado para facilitar, para proporcionar que os alunos tenham condição de ir bem na prova, ter mais tranquilidade, mais conforto, acho que tem que ser sim viabilizado. Vamos levar essa pauta para o prefeito para ele deliberar com a Secretaria de Mobilidade”, complementou.
Escolas entregues
Ainda em entrevista ao Portal M!, o secretário ressaltou o número de escolas municipais inauguradas no primeiro mandato do prefeito reeleito em Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Segundo ele, nos 4 primeiro anos de governo, 53 unidades educacionais foram entregues, sendo que mais seis devem ser concluídas até o fim deste ano.
Sobre a reforma de redes municipais, Thiago Dantas apontou que este número chega a 150, das 400 unidades na capital baiana. “A gente está falando de intervenções de infraestrutura que nesse primeiro mandato alcançaram praticamente 50% da rede municipal de educação, o que mostra o compromisso do prefeito em dar condições para que as escolas possam funcionar cada vez melhor. A Secretaria da Educação, que já tem uma equipe de educadores maravilhosa, com esses investimentos e com essa melhoria de infraestrutura, a gente olha para o futuro de muito crescimento”.
O gestor ainda falou sobre a qualidade de infraestrutura que está sendo entregue nas redes municipais. “Ontem [quarta-feira] estava em discussão com a equipe técnica sobre nossos avanços em materiais de climatização. Para vocês terem um outro número, hoje, com a Coelba, a gente tem 80 pedidos de ligação de rede, aumento de carga para climatizar 80 escolas de imediato”, acrescentou.
Reforma do secretariado
Após reeleição histórica do prefeito Bruno Reis, um dos tópicos mais recorrentes é a reforma de seu secretariado em segundo governo à frente da Prefeitura de Salvador. Questionado sobre as chances de deixar a equipe do gestor municipal, Thiago Dantas, disse que enxergaria a decisão do prefeito como algo “absolutamente normal”.
“O prefeito foi reeleito com quase 80% dos votos, fez uma excelente gestão reconhecida pela população através da forma mais inequívoca, que é a votação. O prefeito é muito competente em matéria de gestão pública, sobretudo, em formação de equipe. E aí, agora acho que é esperar esse tempo para fazer as avaliações e tomar as decisões que ele entender melhor. Eu particularmente, encaro com muita serenidade. Sou servidor da Prefeitura de carreira e me sinto muito privilegiado por estar como secretário de Educação”, disse.
Apesar disso, ele destacou que estaria “disponível” a Bruno Reis. “Eu não queria fazer nenhum comentário que pudesse sugerir alguma posição que competisse ao prefeito tomar ou deixar de tomar. Então, eu acho que a palavra é tranquilidade. Tem muita coisa para acontecer até o fim do ano, tem um planejamento para o ano 2025, que precisa acontecer agora e a gente está muito focado nisso. Não tenho a menor dúvida de que o segundo mandato do prefeito Bruno Reis vai ser ainda melhor do que o primeiro e, sobretudo, na Educação”, completou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro