Arena Fonte Nova inicia biometria facial em novembro com foco em segurança e agilidade
Reconhecimento facial será obrigatório para todos os torcedores, incluindo menores com gratuidade e sócios
A Casa de Apostas Arena Fonte Nova implementará a tecnologia de reconhecimento facial a partir de novembro, oferecendo mais uma inovação para facilitar o acesso e aumentar a segurança do público. O sistema, que será implantado de forma gradual, está em conformidade com a Lei Geral do Esporte, que exige o uso de biometria facial em estádios com capacidade acima de 20 mil pessoas até junho de 2025.
A instalação será realizada pela Bepass, uma empresa especializada em soluções de acesso por biometria facial em grandes estádios de futebol. Ela já opera em arenas como Allianz Parque, Maracanã e Arena do Grêmio, e também é responsável pelo controle de acesso dos trabalhadores na Arena Fonte Nova.
“Com essa tecnologia, o torcedor terá o acesso facilitado, um ambiente mais seguro, proteção de dados e ainda vamos combater a atuação de cambistas. Queremos que o público tenha um espaço cada vez melhor para viver grandes emoções”, afirmou Alexandre Gonzaga, presidente da Arena Fonte Nova.
A implementação do sistema será iniciada durante o jogo entre Bahia e Palmeiras, no dia 20 de novembro. As demais áreas do estádio serão gradualmente integradas ao sistema, e o cronograma será divulgado nas redes sociais e nos canais de comunicação.
Para acessar o estádio utilizando a biometria facial, os torcedores deverão se cadastrar previamente por meio de um link da Bepass, disponível na plataforma Ingresse, responsável pela venda de ingressos da Arena. No dia do evento, o torcedor precisará apenas posicionar o rosto diante do equipamento na catraca para ter sua entrada liberada. O sistema, intuitivo e rápido, também será obrigatório para menores de idade com gratuidade e sócios torcedores.
O sistema também se integra a outros estádios que utilizam a tecnologia da Bepass, permitindo que torcedores cadastrados em uma arena possam utilizar o mesmo cadastro em diferentes locais. Isso beneficia tanto os visitantes de outros estados quanto os torcedores locais em eventos fora de Salvador.
Ricardo Cadar, fundador da Bepass, explicou que “nossa ideia é proporcionar agilidade na entrada dos torcedores, já que a leitura da face acontece em menos de dois segundos, além da facilidade até porque a própria face é a entrada, não sendo necessário apresentar nenhum documento ou QRCode”.
Segurança e proteção de dados
O uso da biometria facial levanta questões sobre segurança e proteção de dados, especialmente quanto ao uso de imagens pessoais. No entanto, Ricardo Cadar esclarece: “No caso específico da Bepass, ela não guarda imagens das pessoas, mas sim um vetor, ou seja, o algoritmo de reconhecimento facial transforma a imagem em um template biométrico. Mesmo que haja um vazamento de dados, ninguém consegue ter acesso a fotos, por exemplo”.
Cadastro e acesso
Para utilizar o sistema, os torcedores deverão acessar o link da Bepass na plataforma Ingresse, preencher os dados e cadastrar a biometria facial. Esse processo é rápido, levando menos de 10 segundos. O cadastro é obrigatório para todos, incluindo menores de idade e sócios torcedores.
No dia do evento, o torcedor deve se dirigir à catraca do setor correspondente e posicionar o rosto em frente ao equipamento de reconhecimento, que liberará o acesso rapidamente.
Cronograma de implementação
A implantação do sistema começará em 20 de novembro de 2024, durante a partida Bahia x Palmeiras, nos camarotes. As datas das próximas fases incluem:
- 24/11/2024: Bahia x Athletico-PR – Visitante
- 08/12/2024: Bahia x Atlético-GO – Cadeiras Sudeste e Oeste Superior
- 1º jogo de 2025: Lounge Premium e Cadeira Oeste
- 2º jogo de 2025: Cadeira Superior
- 3º jogo de 2025: Cadeiras Leste e Norte
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos