Comitê de Cultura da Bahia apresenta novos editais da PNAB com cotas para grupos vulneráveis
Recursos serão distribuídos até 2027 e visam promover a cultura em todas as regiões do estado
A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) e da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sedecult), em colaboração com o Comitê de Cultura da Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura, anunciou 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no estado. O evento ocorreu no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho.
Com previsão de financiamento contínuo até 2027, a PNAB Bahia contará com um investimento de R$ 550 milhões, sendo R$ 110 milhões destinados anualmente para apoiar projetos culturais em diversas áreas, como memória e patrimônio, culturas populares, artes visuais, artes cênicas, música, literatura, além de cultura e educação. Parte dos recursos também será voltada para a Política Nacional de Cultura Viva.
“A PNAB Bahia para os próximos cinco anos é uma oportunidade histórica de estruturar, territorializar e democratizar o acesso e a produção cultural no estado. Nosso objetivo é garantir uma participação ampla, com maior número de projetos, visando fortalecer a cultura em todo o estado”, destacou Juliana Vitorino, da DCC/Sedecult.
Os editais contemplam cotas que buscam ampliar a participação de grupos vulnerabilizados. Entre as vagas disponíveis, 50% serão reservadas para projetos desenvolvidos pela população negra, 10% para a população indígena e 5% para pessoas com deficiência. Além disso, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, jovens, idosos, pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional terão prioridade na seleção.
Para Leonardo José, ativista negro e cultural, a iniciativa promove inclusão. “É de extrema importância para o nosso povo, pois nos possibilita participar das ações de fomento à cultura. Muitos dos fazedores de cultura do interior e das comunidades não têm estrutura para desenvolver seus projetos e os editais são fundamentais”, afirmou.
A ação integra as formações realizadas pelo Comitê de Cultura da Bahia, em conjunto com o Escritório Criativo Ajayô, com o objetivo de garantir que fazedores de cultura tenham acesso às políticas públicas.
“As capacitações promovem o acesso às ações de fomento nas bases da cultura popular, agenciando a inclusão dos fazedores e fazedoras de cultura que majoritariamente não disputam as políticas públicas. O comitê é esse espaço de reconhecimento, promoção, integração e difusão das manifestações da cultura popular”, disse Pyedra Barbosa, coordenadora geral do Comitê de Cultura.
Os interessados em concorrer aos editais da PNAB Bahia já podem acessar as informações necessárias no site oficial.
Formação para artistas independentes
Ainda na quinta-feira, o Comitê de Cultura da Bahia ofereceu mais uma formação com foco em “Gestão de Carreira”. Jovens artistas que participam do 3º Round Circuito de Rimas, o maior evento de rima improvisada do Norte e Nordeste, receberam orientações sobre como se engajar em ações e políticas públicas culturais.
Essa capacitação faz parte do calendário de atividades do Comitê de Cultura, lançado em abril, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, incentivar a cidadania ativa, valorizar a diversidade e fortalecer as identidades culturais da Bahia. O Afoxé Filhos de Gandhy é a entidade social responsável pela gestão do comitê.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Escritores baianos vencem Prêmio Jabuti nas categorias Educação e Romance
Ilê Aiyê vai homenagear povo queniano no Carnaval de Salvador em 2025
Últimas Notícias
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas