Compras on-line dominam preferência de brasileiros no setor de moda, aponta pesquisa
Promoções e praticidade são fatores decisivos na escolha pelo e-commerce, revela levantamento da Koin
Uma pesquisa conduzida pela Koin, fintech especializada em pagamentos digitais, revelou que 57,6% dos brasileiros evitam visitar lojas físicas para adquirir itens de moda, optando por realizar suas compras de forma on-line. Além disso, o levantamento destacou que a oferta de promoções tem grande influência no momento da decisão de compra. A informação é do Metrópoles.
Desde o início da pandemia de Covid-19, o comércio on-line passou a fazer parte da rotina de muitos consumidores de moda, tornando-se uma preferência consolidada. A praticidade de navegar por diversos sites e escolher entre uma ampla variedade de produtos com apenas alguns cliques fez com que o hábito de compra digital ganhasse força, oferecendo maior comodidade.
A resposta das marcas a esse comportamento foi rápida: muitas migraram seu foco para o e-commerce, utilizando lojas físicas apenas para reforçar a experiência da marca. Redes de fast-fashion como a Shein expandiram com a proposta de “democratizar a moda”, enquanto empresas como a Farfetch aumentaram seu catálogo para atender a crescente demanda do público on-line.
Descontos impulsionam o consumo on-line
Outro fator essencial para atrair consumidores ao e-commerce é a oferta de descontos. Pop-ups que oferecem frete grátis, 15% de desconto e outras promoções são constantemente exibidos, facilitando a tomada de decisão dos consumidores. O levantamento da Koin apontou que 63% dos entrevistados são impactados por essas ofertas imediatas.
Programas de fidelidade e acúmulo de pontos também se destacam como um diferencial para manter o interesse do público. Já o consumo de produtos internacionais foi mencionado por 11,4% dos entrevistados, um dado relevante após a implementação da taxa de 20% de ICMS sobre compras internacionais, que entrou em vigor em agosto.
Preferência por formas de pagamento flexíveis
As opções de pagamento também foram um destaque na pesquisa. Embora o parcelamento no cartão de crédito continue sendo a forma de pagamento preferida, com 43,5%, o Pix apresentou um crescimento considerável, alcançando 23,9% das preferências.
Juana Angelin, diretora de operações da Koin, ressaltou essa mudança: “A conveniência de adquirir peças com poucos cliques, aliada a opções de pagamento flexíveis, como o ‘Pix parcelado’, permite que os consumidores invistam em roupas de qualidade, de maneira acessível e sem sair de casa.”
A pesquisa também revelou que os itens mais procurados pelos consumidores brasileiros são jeans, com 53,8% de intenção de compra, seguidos por roupas casuais, com 48,4%, e pijamas e roupas de praia, que somam 31,5%.
Amostra da pesquisa
O levantamento entrevistou mais de 200 pessoas em setembro, sendo 56% mulheres na faixa etária de 41 a 55 anos. As cinco regiões do Brasil foram contempladas, com destaque para o Sudeste, que representou 38% dos entrevistados, e o Nordeste, com 20,7% de participação.
Leia também:
Salvador terá transporte público gratuito no domingo para o primeiro turno das eleições
Fazendeiros identificados são condenados a pagar R$ 1,6 milhão por desmatamento ilegal
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos