Lula diz que apenas 17% das metas da Agenda 2030 serão atingidas
Presidente propôs a construção de um balanço ético global como preparação para a COP30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (22), que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam “o maior empreendimento diplomático dos últimos anos” e estão a caminho de se tornarem “nosso maior fracasso coletivo”.
A declaração de Lula aconteceu durante a Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas em Nova York. Na ocasião, ele destacou que, se o ritmo atual de implementação continuar, apenas 17% das metas da Agenda 2030 serão cumpridas a tempo.
Lula recordou também que, na COP28 do Clima, foi realizado um balanço global sobre as metas do Acordo de Paris, enfatizando que os atuais níveis de redução de emissões de gases de efeito estufa e de financiamento climático são insuficientes para garantir a segurança do planeta.
A partir desse cenário, o presidente propôs a construção de um balanço ético global como preparação para a COP30. “Em parceria com o secretário-geral da ONU, António Guterres, vamos trabalhar por um balanço ético global, reunindo diversos setores da sociedade civil para pensar a ação climática sob os princípios da justiça, equidade e solidariedade.”
Ele apresentou o “Pacto para o Futuro”, que deve abordar, de forma inédita, questões como a dívida dos países e a tributação internacional. “A criação de uma instância de diálogo entre chefes de Estado e líderes de instituições financeiras internacionais promete recolocar a ONU no centro do debate econômico mundial”, afirmou.
Lula também mencionou o Pacto Global Digital, que visa promover uma governança digital inclusiva, buscando reduzir as desigualdades em uma economia baseada em dados e mitigar os impactos de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial.
Ameaças nucleares
Ainda durante a cúpula, Lula alertou que o mundo não pode voltar a conviver com ameaças nucleares nem recuar na promoção da igualdade de gênero e na luta contra o racismo.
“Temos duas responsabilidades perante os que nos sucederão: nunca retroceder. Não podemos recuar na promoção da igualdade de gênero e em todas as formas de discriminação. Tampouco podemos voltar a viver com a ameaça nuclear”, declarou. Ele destacou que “naturalizar a fome de 733 milhões seria vergonhoso” e que voltar atrás colocaria em xeque tudo que foi arduamente construído.
Por fim, o presidente destacou a Aliança Global contra a Fome, uma iniciativa do Brasil na presidência do G20. “Na presidência do G20, o Brasil lançará uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza para acelerar a superação desses flagelos”, concluiu.
Leia também:
Lula embarca para Nova York para assembleia-geral da ONU e Alckmin assume comando do país
Lula prevê verão com menos dengue da história e destaca combate ao mosquito em todo o País
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos