Flávio Dino autoriza gastos fora do limite para combater queimadas
Monitor do Fogo, do MapBiomas, revelou que a área incendiadas no Brasil já supera 11,4 milhões de hectares este ano
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reconheceu a gravidade da crise climática provocada pelas queimadas em todo o Brasil e determinou medidas urgentes para conter a devastação nos biomas da Amazônia e do Cerrado. Em decisão publicada neste domingo (15), Dino autorizou a abertura de crédito especial fora do arcabouço fiscal até o final do ano para financiar ações contra os incêndios.
“Realço que tal providência, se adotada, ocorrerá sob o controle dos Poderes Legislativo (quanto à aprovação final do montante contido em medida provisória) e Judiciário (quanto à efetiva aplicação), observando-se rigorosamente todas as regras constitucionais de transparência e rastreabilidade, bem como as demais leis”, disse.
O crédito extraordinário, acessível através de medida provisória, destina-se a despesas urgentes e imprevisíveis, como calamidades públicas. Dino comparou a situação atual com as enchentes no Rio Grande do Sul, destacando que ambas as crises exigem “medidas excepcionais e imediatas”.
“A semelhança jurídica é nítida em relação às recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que redundaram em intensas medidas de socorro e reparação”, afirmou o ministro. O ministro também considerou que os impactos negativos das queimadas serão mais severos do que os efeitos da suspensão temporária da lei de responsabilidade fiscal. “Não podemos negar o máximo e efetivo socorro a mais da metade do nosso território”, declarou.
O ministro também suspendeu, de forma temporária, a exigência legal que limita a contratação de brigadistas temporários pelo Ibama e ICMBio, permitindo a contratação imediata dos profissionais necessários até o final deste ano. “Pode-se dizer que as consequências negativas para a Responsabilidade Fiscal serão muito maiores devido à erosão das atividades produtivas vinculadas às áreas afetadas pelas queimadas e pela seca”, escreveu na decisão.
O ministro também autorizou a utilização de recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol) para apurar crimes ambientais relacionados às queimadas ilegais na Amazônia e no Pantanal. “O uso dos recursos do Funapol é essencial para conduzir os inquéritos sobre crimes ambientais”, ressaltou Dino.
Áreas queimadas chegam a 11,4 milhões de hectares
O Monitor do Fogo, do MapBiomas, revelou que a área queimada no Brasil em 2024 já superou 11,4 milhões de hectares, um aumento de 116% em relação ao ano anterior. “Em agosto, foram destruídos 5,65 milhões de hectares, área equivalente ao Estado da Paraíba”, destacou o levantamento.
O aumento dos focos de incêndio é o maior registrado desde o início da série histórica do MapBiomas em 2019, e a poluição do ar causada pela fumaça tem gerado fenômenos como a “chuva preta” no Rio Grande do Sul.
Documentos mostram que o governo Lula foi alertado sobre o risco de incêndios e seca desde o início do ano. Apesar das advertências, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que a magnitude dos eventos superou as previsões e que a situação não pode ser controlada se as pessoas continuarem provocando os incêndios.
Na última terça-feira (10), Dino também determinou a convocação de mais bombeiros para a Força Nacional, o aumento do uso de aeronaves no combate aos incêndios e a realização de um mutirão para investigar e combater as causas dos incêndios.
Leia também:
Brasil enfrenta crise de queimadas e governo é criticado por falta de ação efetiva
Inmet: previsão emite alerta para calor intenso em regiões do Brasil nos próximos três meses
“Brasil pode perder Pantanal até o final do século”, alerta ministra
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos