Bruno Reis chama regulação do Estado de ‘fila da morte’ e elenca melhorias de sua gestão na saúde em Salvador
Durante sabatina, candidato à reeleição afirmou que sua gestão ‘universalizou’ acesso à atenção básica na capital baiana
O prefeito de Salvador e candidato à reeleição pelo União Brasil, Bruno Reis, rebateu, nesta sexta-feira (13), as críticas dos opositores Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL) sobre a saúde na capital baiana. Durante sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa (Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba), ele afirmou que a gestão “universalizou” o acesso à atenção básica e classificou a regulação do Governo do Estado como “fila da morte”.
Conforme o candidato, o grande desafio da saúde na capital baiana se dá em função da “demanda reprimida” de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas durante a pandemia de Covid-19, quando as pessoas não podiam buscar assistência médica em função do isolamento. “Isso gerou uma fila muito grande. O grande desafio hoje da saúde de Salvador é esse”, afirmou.
Na sequência, ao rebater a proposta de Geraldo Júnior de ofertar 300 novas equipes de Saúde da Família, Reis ressaltou não se tratar mais de um problema e enfatizou que a universalização do atendimento foi alcançada. “Quando vocês governavam era apenas 18%, nós já chegamos a 70%, reconhecido pelo Ministério da Saúde e, quando habilitar as outras equipes que já estão atuando, nós vamos chegar a 75%. Para você entender o que preconiza o Ministério, é que com 70%, você universaliza, porque em média 30% da população usa planos de saúde. Então, nós universalizamos a atenção básica”, afirmou.
Entre as demais ações, o candidato do União Brasil enfatizou que a capital contava com apenas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pontuou que atualmente 12 estão em funcionamento. “Vocês lembram aquelas cenas de pacientes nas macas, pacientes deitados nos corredores do hospital, na porta, nos carros. Os hospitais sem ter onde ficar, por que isso acabou? Esses pacientes estão onde gente? Nas nossas UPAs. Neste momento, tem 330 pacientes aguardando a fila da morte, a fila da regulação [do governo estadual]. Que depois de 18 anos de poder [do PT], só fez se agravar, estão assassinando as pessoas e essa realidade precisa mudar”, disparou.
Outra questão abordada por Bruno Reis foi sobre o Hospital Municipal. O chefe do Executivo lembrou que o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) foi descredibilizado ao anunciar a construção, e enfatizou que Salvador vai inaugurar sua quarta unidade hospitalar municipal. “Quando Neto disse que iria abrir o primeiro hospital municipal, as pessoas diziam que era mentira, que a prefeitura não tinha dinheiro, que estava quebrada, que era impossível ter um hospital próprio. Gente, nós vamos para o quarto. Neto abriu o hospital municipal, que inclusive realiza diversas cirurgias variadas, que já fez mais de mil bariátricas. Nós abrimos o Hospital do Homem”, listou.
O gestor também lembrou da inauguração do Hospital Veterinário Municipal e ressaltou que a primeira Maternidade Municipal está com 95% das obras concluídas. “Salvador não tinha uma própria, com o Hospital da Criança, com UPA Infantil e para realizar cirurgias eletivas em mulheres”, apontou.
Já sobre as iniciativas para acabar com as filas de cirurgias, Bruno anunciou que, caso seja reeleito em outubro, a gestão realizará mutirões aos domingos para a realização de eletivas. “Colocar [sic] os nossos hospitais para funcionar no domingo, ‘Domingão da Saúde’. Vamos fazer cirurgias eletivas aos domingos. Vamos criar o Centro de Imagem da Prefeitura, porque o maior problema é fazer os exames. E temos hoje a dificuldade de profissionais, que é um desafio, que é o neuropediatra, o pediatra e o ginecologista, principalmente, para ir para os bairros mais distantes da cidade. E aí, se necessário for, fazer mais estímulos, mais incentivos, além da tabela SUS para contratar na rede privada, nós vamos fazer”, assegurou.
Sabatinas
Bruno Reis foi o terceiro dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Na terça-feira (10), o governador Geraldo Júnior (MDB) participou da sabatina, enquanto na quarta (11) foi a vez do candidato do PSOL, Kleber Rosa. As sabatinas foram transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.
Confira a sabatina de Bruno Reis na íntegra:
Leia também:
Prefeito propõe expansão do Distrito Cultural do Centro Histórico para reduzir crimes em outras regiões
Bruno Reis admite que transporte foi setor que menos avançou e acusa Governo do Estado
Nova pesquisa aponta vitória de Bruno Reis no 1º turno
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro