Governo Federal lança estratégia Brasil 2050 com foco em desenvolvimento sustentável e inclusivo
Estratégia Brasil 2050 busca integrar diretrizes nacionais e regionais em prol do desenvolvimento socioeconômico
O Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), deu início à formulação da Estratégia Brasil 2050, um plano estratégico de longo prazo voltado para alcançar o “Brasil que queremos em 2050”. Durante um encontro realizado nesta quarta-feira (04) na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em Salvador, a secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, e o secretário estadual Cláudio Peixoto destacaram a importância da contribuição de estados, municípios, entidades públicas e sociedade civil para a construção desse plano.
No evento, a secretária Virgínia de Ângelis detalhou o processo de desenvolvimento da Estratégia Brasil 2050, que está prevista para ser lançada na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) no próximo ano. Ela ressaltou as premissas constitucionais que fundamentam o plano, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais e no papel do Estado no planejamento estratégico. Segundo Virgínia, a articulação entre o Governo Federal e os estados, como a Bahia, já está em andamento, após a validação do presidente Lula e o apoio da ministra Simone Tebet, visando “gerar grandes consensos e garantir coerência e coesão entre os planos estaduais”.
A secretária também apontou os principais desafios que o país precisa enfrentar para alcançar o desenvolvimento, como a emergência climática, a transição demográfica, o investimento em infraestrutura e a melhoria da produtividade da mão de obra. Estudos temáticos mais aprofundados serão realizados para entender melhor esses desafios. “Já iniciamos o processo de engajamento para a construção da Estratégia Brasil 2050 com o olhar territorial de cada estado e município, permitindo que consórcios, o setor privado e a sociedade civil também participem, trazendo suas visões sobre os principais desafios e potenciais para alcançarmos a visão em 2050 de um país desenvolvido, inclusivo, justo, equitativo, com melhor competitividade e produtividade”.
Cláudio Peixoto, secretário estadual do Planejamento, expressou seu contentamento ao ver o planejamento de longo prazo ganhando destaque no cenário nacional, algo que a Bahia sempre almejou, especialmente devido à sua tradição na área de planejamento, mesmo diante do desmonte das políticas públicas nos últimos anos. “Após um período sombrio de destruição do Estado brasileiro e da capacidade de gestão das políticas de desenvolvimento e redução das desigualdades, temos agora uma grande oportunidade de promover a integração das diretrizes nacionais com as regionais, por meio de uma concertação com os estados e consórcios. Essa convergência de propósitos nos traz grande alegria”, ressaltou Peixoto.
Desenvolvimento Regional
Durante o encontro, Jonas Paulo, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), ressaltou a retomada do planejamento de longo prazo pelo Governo Federal, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável como política de Estado, através da articulação entre os entes federativos, segmentos acadêmicos, empresariais e movimentos sociais.
Jonas Paulo destacou que os estados nordestinos e o Consórcio Nordeste têm uma significativa contribuição a oferecer, baseando-se em seus planos estratégicos desenvolvidos nos últimos anos, muitos dos quais estão sendo atualizados com o horizonte de 2050. “Também devem ser incorporados ao processo os planejamentos realizados segundo outros recortes espaciais, como os planos dos biomas nacionais e das bacias hidrográficas, que se destacam em questões como sustentabilidade, mudanças climáticas e transição energética”, defendeu.
Representando o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o subsecretário de Programas, Túlio Florence, enfatizou a importância do diálogo institucional com o Governo Federal e a necessidade de uma atuação integrada para superar os principais desafios de longo prazo, como as mudanças climáticas, a transição energética e a redução das desigualdades regionais, promovendo infraestrutura e atração de investimentos.
A reunião sobre a Estratégia Brasil 2050 também contou com a presença da chefe de gabinete da Seplan, Dilma Santana, dos superintendentes Ranieri Barreto (Planejamento Estratégico) e Milton Coelho (Gestão Estratégica), do coordenador Thiago Xavier (Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos), do diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Edgar Porto, e do assessor do Codes, Leonardo Leão.
Leia também:
Elmar Nascimento resiste e Hugo Motta avança na sucessão de Lira na Câmara
Pacto pela Diversidade é assinado pelo Banco do Brasil e outras estatais sob coordenação do Ministério da Gestão
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Últimas Notícias
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Vice-prefeitos eleitos assumiram automaticamente os cargos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção