Prefeitura amplia ações contra dengue e outras doenças às vésperas da Lavagem do Bonfim
Iniciativas têm como objetivo reduzir riscos sanitários, proteger a saúde da população e garantir melhores condições ao público
Jefferson Peixoto / Secom PMS
Com a proximidade da Lavagem do Bonfim, uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou as ações preventivas ao longo de todo o circuito do evento. As iniciativas têm como objetivo reduzir riscos sanitários, proteger a saúde da população e garantir melhores condições para moradores, trabalhadores e visitantes que circulam pela cidade durante o festejo.
As atividades estão sendo realizadas de forma integrada pela Vigilância Sanitária e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), abrangendo todo o trajeto da Lavagem, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada do Bonfim. A estratégia envolve inspeções em imóveis, equipamentos públicos e áreas de grande circulação, como bueiros, praças, terminal marítimo, plano inclinado e ferry-boat, com foco na prevenção de doenças e no controle de fatores ambientais que possam comprometer a saúde coletiva.
“Essas ações já fazem parte do nosso calendário. Como a Lavagem do Bonfim atrai uma grande circulação de pessoas, realizamos o monitoramento de todo o circuito, com inspeções voltadas principalmente para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, explicou a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.
Monitoramento do circuito e controle de arboviroses
De acordo com a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, as ações integram o Plano Verão Sem Mosquito, iniciado em outubro de 2025. Desde então, agentes de endemias realizam vistorias sistemáticas em todo o percurso da Lavagem do Bonfim, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
Segundo Isolina Miguez, todo o circuito já passou por inspeções técnicas. “O que pôde ser eliminado foi eliminado. O que precisou ser tratado foi tratado. E, onde identificamos a possibilidade de presença de mosquitos, realizamos também o monitoramento por meio da aplicação espacial de inseticida”, afirmou.
Além das ações já realizadas, está programada a aplicação de UBV nos dias 12 e 14 de janeiro, no período que antecede a Lavagem do Bonfim, e também nos dias 19 e 21, após o festejo. A medida busca reduzir a presença de insetos adultos antes e depois do evento, considerando o aumento do fluxo de pessoas na região.
Ações contra abelhas, marimbondos e muriçocas
Outra frente de atuação do CCZ envolve o monitoramento e a relocação de colmeias de abelhas e casas de marimbondos ao longo do trajeto da Lavagem. O trabalho começou na região da Conceição da Praia e segue por áreas públicas e comerciais até o Bonfim, priorizando pontos de maior circulação.
“Iniciamos o mapeamento do comércio e das áreas públicas desde a Conceição da Praia, em busca de colmeias ou casas de marimbondos. Quando identificamos, acionamos a empresa responsável para fazer a relocação, evitando acidentes com a população”, destacou Isolina.
O controle de muriçocas também faz parte das ações preventivas. Os agentes realizam aplicação de larvicida em locais considerados propícios à proliferação desses insetos, como áreas alagadas e pontos com acúmulo de água. “Esse trabalho começou na região da Conceição da Praia até a Praça da Mãozinha e segue hoje no Bonfim. Também teremos aplicação espacial de inseticida contra muriçocas nos dias 12 e 13, sempre no período noturno”, completou a coordenadora.
Combate à leptospirose e atuação dos agentes
Dentro do Plano Verão, o Centro de Controle de Zoonoses também mantém ações voltadas ao combate da leptospirose, iniciadas ainda em novembro. As atividades seguem um cronograma distribuído entre os meses de novembro, dezembro e janeiro, com foco na identificação de vestígios de roedores e no tratamento adequado das áreas afetadas.
“Nos pontos onde identificamos vestígios de roedores, realizamos a aplicação de raticida, sempre de forma criteriosa e segura”, explicou Isolina. As ações buscam reduzir o risco de transmissão da doença, especialmente em áreas com maior circulação de pessoas durante eventos populares.
Ao todo, cerca de 55 agentes de endemias estão envolvidos diretamente nas ações ao longo do circuito do Bonfim. Segundo a coordenação, aproximadamente 21 profissionais atuam no controle das arboviroses, cerca de 18 nas atividades relacionadas a abelhas e muriçocas e outros 11 no combate à leptospirose, garantindo cobertura ampla e integrada.
Ações contínuas durante o verão e outros eventos
As ações preventivas realizadas no circuito da Lavagem do Bonfim fazem parte de um planejamento mais amplo da Secretaria Municipal da Saúde para o período de verão. De acordo com a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, as medidas não se restringem a um único evento e seguem um calendário contínuo.
“Estamos dando continuidade ao Plano Verão do Centro de Controle de Zoonoses. Onde houver grande circulação de pessoas, faremos ações pré e pós-evento. Já atuamos no Festival da Virada, estamos na Lavagem do Bonfim e estaremos também no 2 de Fevereiro, no pré-Carnaval, durante o Carnaval e no pós-Carnaval”, concluiu Isolina.
Mais Lidas
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Saúde
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro