Perícia da PF aponta necessidade de cirurgia em Bolsonaro e recomenda internação imediata
Laudo avaliou quadro de soluços apresentado pelo ex-presidente e indicou que um bloqueio do nervo frênico é considerado ‘tecnicamente pertinente’
Rosinei Coutinho/SCO/STF
A perícia médica realizada pela Polícia Federal (PF), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa ser submetido a uma cirurgia para tratamento de hérnia inguinal bilateral. O laudo também avaliou o quadro de soluços apresentado pelo ex-presidente e indicou que um bloqueio do nervo frênico é considerado “tecnicamente pertinente”.
De acordo com a Junta Médica da PF, os procedimentos devem ser realizados com brevidade, em razão da evolução do quadro clínico. Os peritos destacaram a persistência dos sintomas, a ausência de resposta satisfatória aos tratamentos aplicados até o momento e os impactos diretos na alimentação e no sono do paciente.
Junta Médica recomenda internação de Bolsonaro
No parecer encaminhado à autoridade judicial, os médicos ressaltaram que a intervenção deve ocorrer o quanto antes, “haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”.
Caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir se autoriza a internação hospitalar para a realização da cirurgia, conforme solicitação apresentada pela defesa de Jair Bolsonaro.
Defesa pediu autorização para internação hospitalar
A perícia médica foi realizada após a defesa do ex-presidente protocolar, no dia 9 de dezembro, um pedido de autorização para que Bolsonaro fosse internado no hospital DF Star, em Brasília, para passar pelos procedimentos indicados.
Atualmente, Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, em decorrência da condenação por envolvimento na trama golpista, conforme decisão judicial já transitada.
Histórico de cirurgias de Bolsonaro e agravamento dos soluços
Durante a avaliação pericial, Jair Bolsonaro relatou aos médicos que o quadro de soluços teve início em setembro de 2018, após a primeira cirurgia realizada em decorrência do atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral à Presidência da República.
Segundo o relato registrado no laudo, o sintoma persistiu por cerca de um mês naquele período, apresentando melhora posterior. No entanto, os soluços voltaram a se manifestar após cada uma das sete cirurgias realizadas desde então. Após o último procedimento cirúrgico, o quadro deixou de apresentar períodos prolongados de interrupção.
“Nos últimos sete meses, o periciado afirma que chegou a ficar de um a dois dias sem soluçar, mas que o quadro retorna e perdura por dias, trazendo prejuízo na alimentação e no sono”, disseram os peritos.
STF autoriza depoimento de Bolsonaro à PF sobre cofres
Na última quinta-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, autorizou que a PF tome depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a origem de documentos pessoais e outros objetos encontrados em dois cofres no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A decisão atende a um pedido formal da corporação e faz parte de uma investigação aberta após a descoberta do material.
De acordo com a determinação do STF, a oitiva foi marcada para o dia 30 de dezembro, com início às 9h, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, local onde Bolsonaro está preso desde 22 de novembro. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos após condenação por liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho