‘Seis Vozes, uma Causa’ promove evento de solidariedade em Salvador no Dia Mundial de Doar
Iniciativa reúne organizações sociais que atuam em áreas como saúde e assistência social
Divulgação
O grupo ‘Seis Vozes, uma Causa‘, que reúne diferentes organizações sociais baianas promove, no dia 2 de dezembro, das 10h às 18h, na Associação Vale dos Rios, na Rua Arthur Fraga, s/n, Stiep, em Salvador, uma mobilização pelo Dia Mundial de Doar. O evento terá apresentações, bate-papos e um coffee break aberto ao público.
A iniciativa reúne organizações sociais que atuam em áreas como saúde, esporte, cultura, empreendedorismo, meio ambiente e assistência social, com o objetivo de ampliar o alcance de suas ações e incentivar a cultura da doação em Salvador e região metropolitana.

Foto: Divulgação
União para fortalecer causas sociais
Integram o grupo a Associação Todo Dia é Rosa, o Instituto Catalizes, o Centro de Educação e Empreendedorismo Social (CEES), o Instituto Semeadores Mirins, o Instituto Vida e a Feira CBX. Juntas, essas organizações já beneficiaram mais de duas mil famílias, quase 1.700 crianças e adolescentes, duas mil mulheres — 80% delas negras, com deficiência ou em condição atípica — e 1.200 micro e nanoempreendedores.
“Nosso propósito é unir e fortalecer organizações que atuam em diferentes frentes, mas com um mesmo objetivo: transformar vidas e inspirar a solidariedade como valor coletivo”, diz trecho do manifesto do grupo. A intenção é se consolidar como referência em solidariedade na Bahia.
Atuação das organizações
Na área da saúde e autoestima, a Associação Todo Dia é Rosa, liderada pela esteticista e micropigmentadora Márcia Barreto, oferece atendimento gratuito a pacientes oncológicas que perderam cabelos, pelos ou mamas durante o tratamento. A ONG realiza micropigmentação de sobrancelhas, lábios, olhos e auréolas, além de fornecer próteses de mamilo e perucas com cabelo natural doado.
Também são oferecidos workshops de automaquiagem, cursos profissionalizantes, encaminhamentos para exames e consultas pelo SUS, além do Chá das Rosas, encontro de apoio emocional e espiritual.
“Queremos expandir nossos serviços para atender também familiares das pacientes. Para isso, precisamos de um reforço nas doações e o Dia de Doar é a melhor oportunidade para isso”, afirma Márcia.
O Instituto Catalizes, fundado pela assistente social Gabriela Macedo, capacita organizações do terceiro setor por meio de mentorias, assessorias e consultorias em gestão, transparência e captação de recursos. Entre os clientes estão Médicos Sem Fronteiras, Associação Brasileira de Neuromielite Óptica, Igreja do Bonfim e Festival do Parque.
“Nosso objetivo é sistematizar e profissionalizar as instituições sociais para que possam ampliar seu impacto e atuar de forma alinhada às leis e políticas públicas por meio da gestão social, técnica e humana, ampliando e diversificando suas fontes de renda”, explica Gabriela, que também é Embaixadora da Saúde do Instituto Sabin e Mentora da Rede Mulher Empreendedora.
O Centro de Educação e Empreendedorismo Social (CEES), presidido por Bruna Cardoso, atua em comunidades de Salvador com projetos de educação, capacitação e geração de renda, voltados especialmente para mulheres, crianças e jovens. Entre os projetos, destacam-se o “Gingar Capoeira” e o “Beleza em Ação”.
“Acreditamos que quando uma mulher tem apoio e espaço para crescer, toda a comunidade floresce. Nosso trabalho é transformar realidades e reacender a esperança”, afirma Bruna Cardoso.
Esporte, arte e inclusão social
O Instituto Semeadores Mirins, presidido por Rosana Cerqueira, utiliza esporte e arte como ferramentas de transformação. Localizado em Sete de Abril, atende crianças e adolescentes de 3 a 18 anos e adultos a partir de 19 anos com aulas de futebol, leitura, teatro, violão, dança, coral e boxe.
“Queremos mostrar que sonhos são possíveis e que é possível crescer com respeito, caráter e dignidade. Já conquistamos dois títulos internacionais no futebol, mas sem doações, não dá para seguir avançando”, afirma Rosana.
O Instituto Vida, presidido por Joselito Pereira, atua em comunidades vulneráveis com ações de saúde, educação, esporte, cultura e inclusão. Representante da Oliveira Foundation e embaixador da Gerando Falcões, Joselito lidera iniciativas de educação, capacitação profissional e geração de renda, estimulando o protagonismo juvenil.
“O propósito do Instituto Vida é abrir caminhos para famílias vulneráveis, acreditando que a verdadeira transformação surge quando a sociedade se une por um propósito coletivo”, afirma Joselito.
A Feira CBX, voltada para economia criativa e geração de renda, é liderada por mulheres empreendedoras da Cidade Baixa e promove inclusão social, sustentabilidade e capacitação profissional. A feira oferece cuidados com a saúde, mentorias, eventos e curadoria para outras feiras. Cerca de 60% dos empreendedores atendidos são mulheres PCDs e atípicas.
“Nossa meta é inspirar uma nova cultura de doação. Quando a sociedade se mobiliza, todos ganham, principalmente quem mais precisa”, reforça o grupo.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Últimas Notícias
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional
Polícia Civil lança site para rastrear aparelhos furtados no Carnaval da Bahia; entenda como funciona
Ferramenta integra banco de dados acessado pelas forças policiais em todo o estado
Festa de Iemanjá termina sem crimes graves e registra queda de quase 37% nos furtos em Salvador
Mais de 1.100 agentes atuaram no policiamento, com apreensão de objetos proibidos e uso de tecnologia de reconhecimento facial