Final de ‘Vale Tudo’ é detonado na web e recebe nota zero de crítica especializada
Remake das 21h, escrito por Manuela Dias, é acusado de distorcer o enredo original e exagerar na comédia
Reprodução/TV Globo
A novela Vale Tudo, versão atualizada e escrita por Manuela Dias, encerrou sua trajetória nesta sexta-feira (17) sob uma enxurrada de críticas. A jornalista Anna Luiza Santiago, colunista do O Globo, avaliou o desfecho da trama com nota zero, apontando que o remake perdeu a essência da história clássica. O último capítulo da novela causou alvoroço nos telespectadores, virando assunto nas redes sociais e tornando a autora Manuela Dias alvo de críticas.
“Para as mudanças no enredo original de Vale Tudo que culminaram na perda da importância de Raquel (Taís Araujo). Fazer remake não é necessariamente apenas atualizar a história, mas, neste caso, ela acabou descaracterizada”
A jornalista ainda destacou que a adaptação acabou se distanciando do espírito da obra original. Para ela, “uma obra dessa monta merecia mais”, expressão associada à emblemática personagem Odete Roitman (Debora Bloch).
Críticas apontam perda de essência e tom de comédia no remake
A colunista Anna Luiza Santiago observou que a novela adquiriu tom de comédia e exagerou na quantidade de situações inverossímeis. Essa mudança, segundo a crítica, levou à perda da importância da personagem principal, Raquel (Taís Araujo), descaracterizando o enredo original de Vale Tudo.
Quem também detonou o remake foi Sonia Abrão. A apresentadora não poupou críticas à morte de Odete Roitman. Sonia Abrão afirmou que a versão de 2025 “não está à altura do horário nobre da Globo, muito menos da Vale Tudo original” e disparou contra o desempenho de Bella Campos, intérprete de Maria de Fátima.
“Não teve nem comparação com o que rolou há mais de 20 anos. No meu entender, uma cena bem mixuruca” disse Sonia Abrão, criticando a cena da morte da vilã. A apresentadora ainda concluiu que “não dá para comparar a Bella Campos com a Glória Pires… o trabalho dela não me convence”.
Reviravolta no último capítulo e revolta nas redes sociais
O último capítulo de Vale Tudo gerou alvoroço por conta da reviravolta em torno da suposta morte de Odete Roitman. A vilã, que havia sido dada como morta no dia 6 de outubro após levar um tiro de Marco Aurélio — revelado também no capítulo final — forjou a própria morte e fugiu do Brasil.
Nos últimos minutos da trama, foi revelado que Odete armou um plano de fuga e contou com a ajuda de Freitas, funcionário da TCA. A cena que segue o assassinato mostra que Odete foi socorrida, retirada do quarto de hotel e encaminhada para um local clandestino. Cercada de homens armados, ela passou por cirurgia para a retirada do projétil e fugiu do Brasil em seu helicóptero.
Porém, as cenas finais foram vistas como “inacabadas”, “malfeitas” e “incoerentes” pelos telespectadores. Entre as principais críticas dos internautas nas redes sociais, foi apontado o trágico fim de Heleninha Roitman. “Heleninha passou parte da vida se culpando pela morte do irmão e agora vai passar o resto dela achando que matou a mãe”, escreveu um usuário.
Outro ponto observado no X, antigo Twitter, foi o fim dos personagens secundários, entre eles, Consuelo, que não teve a história detalhada no último capítulo. “O que aconteceu com a Consuelo?”, questionou um. “Consuelo sem um final descente também? Quem assumiu a TCA? Esqueceram que a empresa existe e precisa de um presidente”, observou outro.
Críticas ao desfecho de Marco Aurélio
O desfecho do personagem Marco Aurélio, interpretado por Alexandre Nero, foi outra atualização que gerou debate. O empresário, que tentou fugir do País após ser acusado de desvio de dinheiro da TCA, foi denunciado à polícia por Consuelo (Belize Pombal).
A bordo de um jatinho, e acompanhado por Leila (Carolina Dieckmann), o empresário chegou a decolar do Rio de Janeiro. Feliz por ter escapado da Justiça Brasileira, Marco Aurélio chegou a fazer o gesto de banana na janela do jatinho.
No entanto, a alegria de Marco Aurélio dura pouco. O jatinho que o levaria ao outro país começa a apresentar uma pane e o piloto o avisa que é preciso aterrissar. Sem opção, o empresário acaba preso pela polícia, no solo do aeroporto.
Na cena seguinte, Marco Aurélio, já preso, pede a seu advogado que livre Leila da cadeia. O advogado diz que ela poderá ser solta, mas terá que usar tornozeleira eletrônica. O empresário logo em seguida diz que será solto “por problemas de saúde”. De maneira ardilosa, ele simula tosse e usa uma bengala para se mostrar doente à imprensa. Seu advogado diz que o cliente “está muito debilitado”. Marco Aurélio também vai para casa utilizando uma tornozeleira eletrônica.
Este desfecho foi uma atualização da autora Manuela Dias em relação à versão original, de 1988, quando a história foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Na versão original, Marco Aurélio, interpretado por Reginaldo Faria, que também havia desviado dinheiro da empresa de Odete, conseguiu fugir. A banana de Marco Aurélio na primeira versão teve impacto, finalizada em 1989, no ano em que o Brasil voltava às urnas depois de mais de 20 anos de ditadura militar.
Repercussão geral da trama
No geral, o fim da trama repercutiu negativamente. “A Odete ficou sangrando ali horas no quarto, o delegado a declarou morta, todos os peritos declararam, o César ficou com 50% da fortuna dela e ela nem aí, não teria motivo algum pra ela fugir do país porque ninguém descobriu que ela matou a Ana Clara, a Heleninha vai achar que matou a mãe, o Leo só serviu pra medula, Celina uma inútil, o Freitas a curou com a força do pensamento”, opinou outro usuário.
Outros usuários dividiram opinião sobre o fim da novela, alguns elogiando e outros detonando. Manuela Dias, autora responsável pela atualização, também virou alvo de críticas. Baseado na obra original de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, o remake de Vale Tudo estreou em 31 de março de 2024, foi atualizado pela autora Manuela Dias e tem direção artística de Paulo Silvestrini.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]