Pressionado pelo União Brasil, Sabino usa pesquisa sobre COP30 para defender permanência no ministério
Ministro do Turismo aposta em apoio popular ao evento climático de Belém para reforçar sua permanência no cargo em meio à crise no partido
José Cruz/Agência Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), tenta conter o desgaste político dentro de seu partido e fortalecer sua imagem pública diante da proximidade da COP30, evento climático que será sediado em Belém (PA). Uma pesquisa encomendada à Nexus Inteligência de Dados e divulgada pelo Ministério do Turismo aponta que 81% dos moradores da capital paraense estão otimistas com os impactos da conferência, dado que o ministro tem usado para reforçar o legado positivo da COP30 e sustentar sua permanência à frente da pasta.
O levantamento vem à tona em um momento em que Sabino enfrenta processo de expulsão dentro do União Brasil, que o pressiona a deixar o ministério. A Executiva Nacional da sigla deve votar o caso ainda nesta semana.
“A Belém que estamos preparando para a COP30 não é uma cidade de fachada. É a Belém do povo que receberá um legado real com os diversos investimentos feitos na cidade. O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia”, afirmou o ministro.
Setores mais beneficiados com COP30 são turismo, hotelaria e gastronomia
Os setores mais citados como beneficiados foram turismo, hotelaria e gastronomia (71%), seguidos de comércio e varejo (33%). Além disso, 70% dos entrevistados esperam um impacto positivo ou muito positivo de forma geral, resultado que reforça o otimismo dos paraenses e o discurso de Sabino sobre o legado econômico e social da conferência. Esses números aparecem enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha os preparativos da COP30 em viagens recentes ao Pará.
O ministro, que é paraense e tem pretensões de disputar o Senado em 2026, enfrenta resistência dentro da legenda, mas aposta no apoio popular e na visibilidade do evento para se manter no cargo. Aliados consideram que a pesquisa reforça a tese de que sua saída às vésperas da conferência traria instabilidade política e administrativa, o que prejudicaria a imagem do Brasil como anfitrião da COP30.
Realizada entre 18 e 22 de setembro de 2025, com 1.506 moradores de Belém, a pesquisa da Nexus Inteligência de Dados mostra que a maioria da população acredita que a COP30 deixará impactos positivos duradouros na cidade. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
COP30 e legado para Belém
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada pela primeira vez na Amazônia, transformando Belém em um dos principais palcos mundiais das discussões ambientais. A cidade passa por obras de mobilidade, revitalização e expansão da rede hoteleira, financiadas em parceria com o Governo Federal e instituições internacionais.
De acordo com o Ministério do Turismo, o evento deve consolidar Belém como destino turístico global, ampliando o ecoturismo e o turismo científico na região Norte. A expectativa é de mais de 70 mil visitantes, entre autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil. As obras e investimentos realizados para a conferência vêm sendo intensificados nos últimos meses. A pasta deve utilizar os dados da pesquisa em campanhas institucionais e agendas oficiais até a realização da conferência, reforçando a mensagem de que a COP30 deixará um legado econômico, ambiental e social duradouro para o Pará.
“O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia”, disse Sabino, ao reforçar que a COP30 deve impulsionar a economia e fortalecer a autoestima da população paraense.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março