Bahia recebe 90 ampolas de antídoto para tratamento de possíveis casos de intoxicação por metanol
Titular da Sesab, Roberta Santana explicou que o envio é uma ação preventiva para fortalecer a rede hospitalar diante do cenário de alerta no país
Matheus Landim/GOVBA
A Bahia recebeu, neste sábado (4), às 12h30, um lote com 90 ampolas de etanol farmacêutico enviadas pelo Ministério da Saúde ao almoxarifado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O medicamento é usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, substância frequentemente encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, explicou que o envio é uma ação preventiva para fortalecer a rede hospitalar diante do cenário de alerta no país.
“Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco”, afirmou.
Ministério amplia compra de antídotos contra intoxicação
O Ministério da Saúde anunciou também a aquisição de 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico e de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento usado para intoxicação por metanol. Esses insumos se somam às 4,3 mil ampolas já disponibilizadas pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é assegurar tratamento imediato em todos os estados, mesmo antes da confirmação laboratorial. A distribuição começou neste sábado, atendendo a Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
Bahia instala sala de situação para debater consumo de bebidas adulteradas
Para alinhar ações emergenciais, a Sesab convocou, para este domingo (5), às 9h30, uma reunião em formato híbrido na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro contará com a participação do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil e de representantes das secretarias municipais de Saúde e diretorias de vigilância de Salvador e Feira de Santana.
Também estão confirmados órgãos como o Procon-BA, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e o Conselho Estadual de Saúde. A reunião terá ainda técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Estadual), da área de tecnologia da Sesab (CGTICS), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox) e os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).
Roberta Santana destacou a importância da articulação conjunta. “É fundamental que todos atuem de forma coordenada para proteger a população e prevenir novos casos”, disse.
Ministério da Saúde anuncia compra de fomepizol para combater infecções por metanol
Além da Bahia, o governo federal anunciou a compra emergencial de 2,5 mil unidades de fomepizol, considerado o antídoto mais eficaz contra a intoxicação por metanol. Os medicamentos foram adquiridos de um fabricante no Japão, com entrega prevista para a próxima semana.
De acordo com especialistas do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp (Ciatox), o fomepizol tem eficácia superior por reduzir a formação de ácido fórmico, substância altamente tóxica ao organismo. O médico Fábio Bucaretchi, coordenador associado do centro, destacou que a substância é essencial pela praticidade no uso e pelo tempo reduzido de tratamento.
O ministro Alexandre Padilha informou ainda que a rede nacional conta com 609 farmácias de manipulação cadastradas pela Anvisa, aptas a produzir etanol farmacêutico. Com essa estrutura, os dois antídotos — etanol e fomepizol — podem ser aplicados mesmo em casos apenas suspeitos de intoxicação, sem necessidade de aguardar confirmação laboratorial.
Entenda risco do consumo de bebidas adulteradas
O metanol, também chamado de álcool metílico, é uma substância de uso industrial, comum na fabricação de tintas, solventes e combustíveis. Segundo o médico Álvaro Pulchinelli Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, a substância não deve estar presente em nenhum alimento ou bebida.
Ele explicou que a contaminação ocorre em processos de falsificação de bebidas. “O metanol não tem cheiro nem gosto específico. Ou seja, a pessoa não consegue identificar na bebida adulterada. Ela ingere sem se dar conta”, afirmou o especialista.
Casos de intoxicação podem causar sintomas graves, incluindo problemas neurológicos, cegueira e até a morte. Em situações mais severas, além dos antídotos, o tratamento exige hemodiálise, procedimento capaz de remover tanto o metanol quanto os seus metabólitos do organismo.
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.