Curso AfroEstima prepara produtores culturais de Salvador com experiência prática no Afropunk; veja como se inscrever
Inscrições estão abertas até segunda-feira (6) para até 20 agentes culturais com idade mínima de 18 anos, residentes em Salvador
Ana Virgínia Vilalva / PMS
A Casa das Histórias de Salvador (CHS), em parceria com o programa Salvador Capital Afro e o movimento Afropunk Brasil, promove, neste mês de outubro, a AfroEstima: Trilha Formativa em Produção Cultural – Conexão Afropunk Brasil 2025. O curso oferece 60 horas de formação teórica e prática, incluindo um módulo presencial nos bastidores do festival Afropunk Brasil, permitindo aos participantes vivenciar diretamente a produção cultural.
As inscrições estão abertas até segunda-feira (6) para até 20 agentes culturais com idade mínima de 18 anos, residentes em Salvador, que tenham participado de programas anteriores como AfroEstima, AfroBiz ou Boca de Brasa nos anos de 2023 e 2024. Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
Curso promove formação e inclusão social
O curso tem como objetivo capacitar produtores culturais para atuar desde a concepção até a execução de eventos, promovendo excelência técnica, sensibilidade artística e compromisso social. A iniciativa também busca ampliar a presença de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e com deficiência no mercado cultural de Salvador.
De acordo com a vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, a formação representa mais do que um curso, mas sim um “fortalecimento das nossas raízes, narrativas e potências criativas que existem nos territórios de Salvador”.
“Quando unimos educação, cultura e oportunidade, estamos preparando agentes para ocupar espaços estratégicos, com protagonismo e representatividade. Essa é uma prioridade da nossa gestão: garantir políticas públicas que formem, incluam e empoderem”, afirmou.
Para o diretor de Cidadania Cultural da Secult, Chicco Assis, a formação fortalece as potências negras da produção cultural na cidade. Ele destacou que o curso, aliado a programas como AfroEstima, AfroBiz e Boca de Brasa, possibilita aos participantes conhecer os bastidores do Afropunk Brasil e do Festival Salvador Capital Afro, potencializando a inserção de novos profissionais no mercado cultural.
Parceria estratégica
Já o gerente de Educação e Conteúdo da Casa das Histórias e Galeria Mercado, Nell Araújo, ressaltou que a parceria reforça a missão educativa da instituição. “Um centro de interpretação do patrimônio pode se tornar um braço de formação, que oferta uma programação contínua e qualificada, além da própria programação interna, pois temos o compromisso de instrumentalizar e potencializar o que há de mais importante dentro de um território: a cultura”, explicou.
De acordo com a líder de impacto e pessoas da IDW Company, Ana Cristina Santa Rosa, responsável pela gestão do Afropunk no Brasil, o festival é uma plataforma de valorização das expressões negras.
“A parceria com a Casa das Histórias amplia essa missão e fortalece o compromisso de formar novas gerações de profissionais negros para o mercado cultural. Acreditamos que, ao investir em formação e em vivências práticas, estamos multiplicando vozes, repertórios e futuros possíveis”, disse.
A iniciativa conta ainda com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em articulação com a Secult e a Fundação Gregório de Mattos, por meio do programa Boca de Brasa. A formação é dividida em sete módulos que serão ministrados nos finais de semana de outubro por uma equipe de profissionais com ampla experiência na produção cultural.
Resultado da seleção será divulgado na terça-feira
O resultado preliminar das inscrições será divulgado na terça-feira (7), com recursos aceitos até quarta (8) e resultado final na quinta (9). Os módulos teóricos ocorrem de 11 a 26 de outubro, e o módulo experiencial acontecerá de 27 a 31 de outubro durante o Afropunk Brasil.
Além da formação e assistência pedagógica, os participantes receberão bolsa-auxílio de R$ 750 para contribuir com a permanência no curso. Os módulos incluem História, Experiência e Curadoria: Afropunk Brasil e Salvador Capital Afro; Planejamento e Pré-Produção; Produção Executiva e Operacional; Captação de Recursos e Parcerias; Marketing Cultural e Comunicação Digital; Acessibilidade, Sustentabilidade e Diversidade; e Vivência Prática em evento Afropunk Brasil.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário