Câmara aprova urgência para projeto que torna adulteração de bebidas alcoólicas em crime hediondo
Proposta de 2007 voltou a pauta após aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas
Antonio Cruz/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (2), a urgência do projeto de lei que classifica como crime hediondo a adulteração de bebidas alcoólicas. A proposta, apresentada em 2007, também alcança alimentos manipulados com substâncias nocivas, como o caso da soda cáustica adicionada ao leite.
O avanço ocorre em meio ao crescimento das notificações de intoxicação por metanol no País. O Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) registrou, até o momento, 43 ocorrências, sendo 39 em São Paulo e 4 em Pernambuco. Dez desses casos já foram confirmados.
“Se não houver resposta imediata, mais pessoas podem ser atingidas por esse tipo de crime, que ameaça a vida da população”, afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Projeto avança para plenário
Com a aprovação da urgência, o texto será analisado diretamente no plenário da Câmara, sem passar por comissões. Caso seja aprovado, seguirá para o Senado antes de possível sanção presidencial. A tramitação acelerada é considerada a etapa final para a proposta que endurece a legislação sobre adulteração de bebidas.
Hugo Motta tem pautado propostas de grande impacto social. No início da semana, ele incluiu oito projetos de segurança pública em regime de urgência, entre eles medidas que ampliam financiamento para a área, criam novos crimes e aceleram julgamentos em casos de prisão em flagrante. Também foi destacada a urgência de um projeto do Senado que aumenta a pena para pedofilia e prevê monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais.
Casos recentes de intoxicação por metanol
As discussões no Congresso ocorrem em meio a episódios de intoxicação por bebidas adulteradas. De acordo com as autoridades de saúde, as ocorrências têm como origem a substituição parcial de bebidas como gin, vodca e whisky por metanol, substância tóxica utilizada na indústria como solvente e combustível.
Os efeitos do metanol no organismo são graves. O fígado o converte em compostos que afetam o sistema nervoso central, o nervo óptico e a medula. Os sintomas incluem náuseas, tontura, dor abdominal e alterações visuais que podem evoluir para cegueira irreversível e até morte.
Em São Paulo, seis estabelecimentos foram interditados e 942 garrafas de bebidas adulteradas foram apreendidas. Já em Pernambuco, quatro casos seguem sob investigação.
Bahia reforça estado de alerta
Na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que não há notificações de intoxicação por metanol. Mesmo sem registros, a pasta determinou que todos os hospitais públicos e privados reforcem a atenção a pacientes com sintomas compatíveis. A comunicação imediata de qualquer suspeita deve ser feita à secretaria, garantindo resposta rápida.
As orientações foram enviadas para unidades de urgência e emergência da rede pública e privada. A Sesab afirmou que mantém diálogo com o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias nacionais para acompanhar os desdobramentos em outros estados.
O alerta considera o quadro registrado em São Paulo e Pernambuco. O CIEVS contabiliza até agora uma morte confirmada por consumo de bebida adulterada e outras sete em investigação. Entre os óbitos em análise, cinco ocorreram em São Paulo e dois em Pernambuco.
Ações de fiscalização e recomendações médicas
O governo paulista também criou um gabinete de crise para coordenar ações de combate às bebidas falsificadas, envolvendo secretarias de Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. Cinco inquéritos já foram instaurados para identificar responsáveis pela adulteração e distribuição.
A Secretaria da Fazenda de São Paulo suspendeu preventivamente a inscrição estadual de uma distribuidora e investiga outras três. O objetivo é rastrear fornecedores e interromper a circulação de bebidas adulteradas.
Para a população, médicos orientam que a busca por atendimento médico seja imediata em casos de sintomas suspeitos após consumo de bebidas alcoólicas. A identificação precoce é essencial para reduzir os danos.
Na capital paulista, o Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP) disponibiliza atendimento pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733. O serviço é referência nacional no acompanhamento desses casos e também fornece orientações preventivas.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas