Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Ação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia alerta sobre riscos contra saúde bucal e labial

A campanha de prevenção ao câncer labial, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), chega neste sábado (8), a partir das 8 horas, à praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com o objetivo de conscientizar trabalhadores de praia sobre a importância da proteção contra o câncer de lábios e boca, a ação contará com atendimentos gratuitos na Rua Benjamim de Souza, em frente ao depósito de bebidas Morais.
Ação de conscientização sobre câncer labial
Segundo o presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), Marcel Arriaga, a campanha busca alertar trabalhadores que atuam ao ar livre nas praias sobre os riscos do câncer labial, especialmente em uma época de alta exposição ao sol, como o verão. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a campanha, iniciada no último dia 8, já passou pelas praias da Barra, Patamares, Itapuã, Piatã, Praia do Flamengo e Ribeira.
“Desde o começo, a campanha está sendo um sucesso. Estes trabalhadores de praia estão muito expostos a este problema que é o câncer em lábio e o câncer de boca de maneira geral. Ao longo de um mês, estivemos em várias praias da capital baiana e, os trabalhadores que atendemos parabenizaram a iniciativa inédita do Conselho”, destaca Arriaga.
A pausa para o Carnaval fez com que a ação fosse interrompida na semana passada, mas agora, no sábado (8), o ciclo será finalizado com a chegada a São Tomé de Paripe.
Exame de prospecção e encaminhamentos
Durante a manhã de atendimentos, dentistas e estudantes de odontologia realizarão exames iniciais de prospecção na boca dos trabalhadores. Casos suspeitos serão encaminhados à SMS e à UFBA para exames mais aprofundados e, se necessário, biópsias. A campanha foca principalmente na prevenção do câncer labial, já que a região dos lábios, frequentemente exposta ao sol, é uma área vulnerável ao desenvolvimento de lesões cancerígenas.
“Nós estamos examinando a boca de uma maneira geral, mas o foco da campanha é o câncer labial, porque no verão o rosto está muito exposto e o trabalhador precisa se conscientizar de que é uma região que precisa de proteção também. Ele precisa colocar protetor labial adequado, usar chapéu ou boné e fazer visitas ao dentista também para esse tipo de prevenção”, afirma Arriaga.
Risco do câncer labial importância da proteção
Embora o câncer de pele seja uma das principais preocupações para quem se expõe ao sol, os lábios também estão suscetíveis a problemas graves se não forem devidamente protegidos. O câncer labial é o terceiro tipo mais frequente de câncer oral, representando entre 25% e 30% dos casos dessa doença.
Por isso, é essencial que os trabalhadores de praia adotem medidas de proteção, especialmente em ambientes com alta exposição solar. A campanha também reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura.
Ações educativas e distribuição de materiais
Além dos exames, a campanha também oferece kits de higiene bucal, que incluem protetor labial, viseira e material informativo sobre prevenção e a importância de se realizar exames regulares.
“Esta é uma campanha sobretudo educativa para que estes trabalhadores possam se informar da necessidade de que tenha uma área que ele está exposto, que ele precisa se prevenir, que ele precisa se proteger, passar protetor labial, usar boné, usar viseira e procurar regularmente uma orientação do dentista ou do médico para ser avaliado”, conclui Arriaga.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Bahia amplia tratamento de Leucemia com nova UTI especializada no HGRS
Brasil registra meio milhão de casos prováveis de dengue em 2025
Últimas Notícias

Caiado exalta adversários e mira Planalto: ‘melhor safra de governadores’

Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes
Segundo pesquisa Ipsos-Ipec, avaliação negativa cresce 7 pontos desde dezembro e é a maior já registrada na série histórica

Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Ação começou no bairro Trobogy, enquanto PMs buscavam criminosos; um suspeito foi atingido e outro está foragido

Escândalo eleitoral: fraude na cota de gênero leva à anulação de votos em Ilhéus
Vereadores Odailson Pequeno (Pode) e Neto da Saúde (PMB) podem perder seus mandatos; ainda cabe recurso

Resumo BBB 25 de quinta-feira (14/3): Guilherme vence prova do líder, após disputa com sogra
Pernambucano já decidiu seus dois principais alvos: Gracyanne Barbosa e João Gabriel

Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira
Medida aprovada pela Camex isenta produtos como carne, café, milho e açúcar do imposto de importação

Flora Gil revela expectativa para estreia da turnê ‘Tempo Rei’ de Gilberto Gil e ressalta: ‘Não é o último show’
Empresária ressaltou que tudo está sendo preparado com muito 'cuidado' e evento pode contar com Preta Gil

Após buscas, Polícia Federal diz que não encontrou mensagens entre Rivaldo Barbosa e Marielle Franco
Defesa busca demonstrar que ele mantinha uma relação cordial e profissional com a vereadora

Romancista, dramaturgo e autor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025
Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) ocupou a cadeira 21 da instituição a partir de 1991

Após digitalização e requalificação de espaços públicos, Alexandre Tinoco encerra ciclo na Semop e assume Semge
Novo titular da Semge, Tinoco promete modernizar a gestão pública municipal

Exposição ‘Trans Laerte’ no MAC Bahia é prorrogada até final de março
Prorrogação da exposição também inclui atividades complementares