Lula visita Obras Sociais Irmã Dulce e entrega sala cirúrgica moderna ao Hospital Santo Antônio

Estrutura modernizada reforça rede filantrópica de saúde, amplia cirurgias e integra investimentos federais e estaduais no setor


Redação
Redação 06/02/2026 21:00 • Saúde
Lula visita Obras Sociais Irmã Dulce e entrega sala cirúrgica moderna ao Hospital Santo Antônio - Ricardo Stuckert/PR
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A rede pública de saúde da Bahia recebeu reforço com a inauguração de uma nova sala de cirurgias gerais no Hospital Santo Antônio, unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (6) e integra uma parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal para fortalecer a rede filantrópica de saúde no estado.

A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A nova estrutura amplia a capacidade de atendimento da unidade, que atua com serviços gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nova sala cirúrgica amplia capacidade de atendimento no Hospital Santo Antônio

A nova estrutura foi instalada para ampliar e qualificar a realização de procedimentos cirúrgicos na unidade hospitalar. O Hospital Santo Antônio é referência em atendimento integral e gratuito pelo SUS, atendendo pacientes de diferentes regiões do estado.

O espaço foi equipado com novos dispositivos voltados à realização de cirurgias gerais. Entre os equipamentos instalados estão aparelho de anestesia, monitor multiparamétrico, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico utilizado em fluoroscopia, sistema de videoendoscopia rígida e equipamento de ultrassonografia.

Com a implantação da nova sala, a unidade passa a ampliar a capacidade operacional e oferecer melhores condições estruturais para a realização de procedimentos médicos.

Ministério da Saúde destaca ampliação nacional de cirurgias eletivas

Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou dados sobre a realização de cirurgias eletivas pelo SUS ao longo de 2025. Segundo ele, o sistema público registrou mais de 14,7 milhões de procedimentos no período. Padilha destacou que a modernização da estrutura hospitalar faz parte de uma estratégia nacional para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

“Estamos iniciando a entrega de 150 salas cirúrgicas modernizadas em todo o país, o que permitirá a realização de mais de 214 mil cirurgias adicionais apenas com a renovação dos equipamentos. Também estamos fortalecendo a atenção básica e garantindo financiamento permanente para serviços já em funcionamento”, pontuou.

Investimentos buscam ampliar acesso e qualificar estrutura hospitalar

De acordo com o Ministério da Saúde, a modernização das salas cirúrgicas integra um conjunto de ações voltadas à ampliação da oferta de procedimentos eletivos e à redução das filas de espera. A iniciativa envolve investimentos em infraestrutura e equipamentos hospitalares.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que as ações desenvolvidas em parceria com o Governo Federal contribuem para ampliar o acesso aos serviços de saúde pública no estado. Segundo ela, houve avanço na habilitação de novos serviços especializados, incluindo atendimentos nas áreas de oncologia, cardiovascular e nutrição parenteral e enteral.

“Avançamos na habilitação de novos serviços, como oncologia, cardiovascular e nutrição parenteral e enteral, fortalecendo a rede filantrópica e a parceria com o Governo Federal”, afirmou.

Programas federais ampliam investimentos na rede filantrópica

Durante a programação, também foi anunciada a adesão da Santa Casa de Feira de Santana ao programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal destinada à ampliação do acesso a consultas e exames especializados. Além disso, foi divulgada a publicação de portaria que autoriza novos repasses financeiros para as Obras Sociais Irmã Dulce. O ministro Alexandre Padilha informou que outra portaria assegura mais de R$ 23 milhões em custeio permanente para o Governo da Bahia.

Padilha destacou ainda a criação de uma medida provisória que estabelece uma linha de financiamento voltada para hospitais filantrópicos. Os recursos serão provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e têm como objetivo fortalecer a estrutura dessas unidades.

Lula visita espaços históricos das Obras Sociais Irmã Dulce

Durante a agenda em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Memorial Santa Dulce dos Pobres, além do antigo quarto da religiosa e do mausoléu. Os espaços estão localizados na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, no bairro de Roma.

Lula visita espaços históricos das Obras Sociais Irmã Dulce
Lula e a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes
Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário -
Cidades 10/02/2026 às 17:31

Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário

Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028


Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas -
Carnaval 2026 10/02/2026 às 17:01

Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas

Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande


Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026 -
Carnaval 2026 10/02/2026 às 16:30

Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026

Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana


Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias -
Cidades 10/02/2026 às 16:03

Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias

Intervenção na Rua dos Tecelões recebeu investimento de R$ 595 mil


Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex -
Política 10/02/2026 às 15:32

Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex

31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular


Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval -
Carnaval 2026 10/02/2026 às 14:42

Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval

Desembarques em Salvador e Ilhéus reforçam papel estratégico do turismo marítimo na movimentação de visitantes durante a folia momesca


IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica -
Negócios 10/02/2026 às 14:11

IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica

De acordo com IBGE, inflação oficial se mantém estável em relação a dezembro e acumula 4,44% em 12 meses


Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia -
Esporte 10/02/2026 às 13:40

Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia

Tricolor acerta venda para futebol chinês, negocia empréstimo com Internacional e encaminha transferência definitiva de lateral-esquerdo


‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD -
Política 10/02/2026 às 13:09

‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD

Governador de Goiás sinaliza disposição para 2027 e explica saída do União Brasil após federação com Progressistas


Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador -
Carnaval 2026 10/02/2026 às 12:38

Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador

Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia


Vixe