Pular para o conteúdo
Início » Decisão do STF sobre remédios fora do SUS destravará 34 mil processos

Decisão do STF sobre remédios fora do SUS destravará 34 mil processos

Decisão do STF sobre remédios fora do SUS destravará 34 mil processos
Já existem sete votos a favor da definição das regras, com previsão de encerramento do julgamento nesta sexta (13)

O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as situações excepcionais em que o poder público deverá custear medicamentos fora da lista do SUS irá destravar 34.128 processos judiciais, conforme dados do STF. Essas ações estavam suspensas à espera da conclusão do tribunal, que analisa o tema desde 2007. Já existem sete votos a favor da definição das regras, com previsão de encerramento do julgamento nesta sexta-feira (13), no plenário virtual.

Em 2020, o STF determinou que, em regra, o Estado não é obrigado a pagar por medicamentos que não estejam na lista do SUS. Contudo, o resultado final foi adiado para que os ministros alcançassem um consenso sobre as exceções a essa norma.

Prevaleceu o entendimento dos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, que votaram em conjunto. Eles propuseram uma série de critérios para definir as situações excepcionais.

Agora, para que União e Estados sejam obrigados a fornecer os medicamentos, será necessário comprovar a impossibilidade de substituição por outro disponível no SUS, a segurança e eficácia do fármaco, a incapacidade financeira do paciente, e a necessidade clínica do tratamento, entre outras condições.

Leia também:

Prisão após condenação em júri popular deve ser imediata, decide STF

STF determina análise de transmissões no ‘X’ com usuários suspensos

Marcello Casal Jr./Agência Brasil