AL-BA define Comissão de Ética e marca data para instalação do colegiado

A reunião acontecerá no Salão Nobre da Assembleia e marcará o inicio dos trabalhos da colegiado 

Por Redação
16/04/2024 às 17h35
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ AL-BA
Foto: Reprodução/ AL-BA

Os deputados indicados pelos líderes para compor a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa vão se reunir, nesta quarta-feira (17), às 14h, para instalação e eleição do presidente e vice-presidente do colegiado. A reunião acontecerá no Salão Nobre da ALBA e marcará o incio dos trabalhos da colegiado.

Só a partir da instalação e da eleição do presidente e do vice é que a comissão poderá definir sua pauta de trabalho, horário e dia de reunião ordinária.

O colegiado terá como membros titulares os deputados Alex da Piatã (PSD), Antonio Henrique Jr. (PP), Euclides Fernandes (PT), Marcelino Galo (PT), Vitor Bonfim (PV), Sandro Régis (UB), Samuel Junior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB). Os suplentes serão os deputados Angelo Coronel Filho (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Nelson Leal (PP), Marcinho Oliveira (UB), Raimundinho da JR (PL), Robinho (UB), Emerson Penalva (PDT) e Kátia Oliveira (UB).

Caso Binho Galinha

O deputado Alan Sanches (União Brasil),  líder da oposição, comentou, em conversa com o Classe Política,  expectativa para o início dos trabalhos no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia.

A reunião será para definir a presidência e o vice-presidente do CE que conduzirão os trabalhos que podem levar a cassação do mandato do deputado Binho Galinha (Patriota). O parlamentar é apontado pela PF como membro de uma organização criminosa que envolve, entre outros crimes, jogo do bicho e agiotagem em Feira de Santana.

Ao todo 8 deputados farão parte da Comissão de Ética, de forma permanente. Sendo 5 indicados pela base do governo e três pela minoria. As informações são do Classe na Política.

"A partir daí, o presidente da Casa vai encaminhar com a comissão qualquer queixa, qualquer processo que tenha contra qualquer parlamentar. Aí a partir daí, o presidente do Conselho de Ética recebendo do presidente da Assembleia, aí ele começa, ele avalia o projeto ou o processo ou a queixa e aí ele encaminha, ele delibera o relator para aquele determinado processo, que no caso o primeiro que já está na Casa é do nosso colega, Binho Galinha", declarou

Leia também:

PDT e PP têm novos líderes na Câmara Municipal de Salvador

Moisés Rocha se reúne com presidente do PT e reafirma disposição para ser vice de Geraldo Jr em Salvador