Vixe! Após cobrança de Wagner, Jerônimo acelera planejamento do governo; PCdoB quer vaga no TCM como prêmio de consolação. 

 Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
31/01/2024 às 09h37
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Olívia na vice 

Por mais que o PCdoB já tenha mandado recados nos bastidores (e até mesmo pela imprensa) que não quer indicar o nome que integrará a chapa do vice-governador Geraldo Júnior na próxima eleição, informações chegadas à Coluna Vixe! mostram que uma ala do partido quer muito a deputada estadual Olívia Santana alçada à condição de candidata a vice-prefeita de Salvador.

Geraldo Jr

TCM como consolação 

No entanto, outra parte da sigla quer indicar o deputado estadual Fabrício Falcão para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, como forma de compensar a retirada da candidatura comunista. No páreo pela cadeira no TCM está também o deputado estadual Paulo Rangel, do PT. Pela oposição, corre por fora o ex-deputado Marcelo Nilo, do Republicanos, que está trabalhando para tentar se viabilizar com votos do seu grupo político e dos deputados insatisfeitos com o governo estadual. 

Fabrício Galvão

Mais forte para 2026 

Mulher, negra e combativa. O que se fala é que a deputada Olivia Santana pode agregar à chapa do emedebista, sobretudo por conhecer bem a cidade. Além disso, tem a possibilidade de ela se empolgar e aproveitar os seis meses de campanha para se projetar, de olho numa vaga para a Câmara Federal, em 2026. 

Olívia Santana

Comunistas querem Fabya 

O detalhe é que a maioria do PCdoB quer que a vaga de vice de Geraldinho seja ocupada por uma petista, sobretudo para garantir o empenho da cúpula do governo e da militância do partido. No meio dessa disputa, o nome do PT que mais ganha eco é o da secretaria de Promoção Social, Fabya Reis. Quando questionada sobre o assunto, a própria petista diz que continua focada no trabalho no governo e que qualquer decisão sobre o assunto ficará a cargo do governador Jerônimo Rodrigues e do seu Conselho Político. 

Fábya Reis

E por falar em Geraldinho. 

Na segunda, o vice-governador Geraldo Júnior se reuniu com os presidentes do PT da Bahia e de Salvador, Éden Valadares e Cema Moura, para discutir o início do processo da elaboração do Programa de Governo do emedebista para a capital baiana. Na reunião, os petistas também conversaram sobre as ações do Estado para o Carnaval da Bahia, do qual Geraldo é coordenador. 

Éden, Geraldo Jr e Cema

Avaliação positiva 

O governador Jerônimo Rodrigues avaliou de forma positiva o resultado da primeira pesquisa à Prefeitura de Salvador, com Geraldo Júnior como o candidato da sua base. O percentual de GJ é maior do que o próprio Jerônimo acumulava nos primeiros levantamentos da eleição de 2022. "Então, é um sinal. Eu vou respeitar as pesquisas, mas a gente entende de pesquisa, né? Vocês lembram como é que eu comecei, Rui, Wagner? Se essas pesquisas forem os sinais que aconteceram com a gente, estamos bem", ironizou. 

Jerônimo Rodrigues

Cobrança acelera planejamento 

Chamou a atenção a fala do senador Jaques Wagner, durante entrevista à imprensa essa semana, de que o governador Jerônimo Rodrigues estava "começando a preparar um planejamento para projetar a Bahia mais para frente", destacando a relevância de elaborar estratégias futuras com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do estado.?

Jaques Wagner

Wagner convence Jerônimo  

A leitura feita da fala de Wagner é que ele conseguiu convencer o governador sobre a importância de parar para planejar e gerir a máquina com mais eficiência, melhorando a qualidade dos serviços prestados na Bahia. No final do ano passado, o próprio senador havia feito críticas ao estilo Jerônimo de governar, durante um evento do PT na Assembleia Legislativa. Wagner teria recomendado que o aliado tirasse o pé do acelerador e focasse no planejamento da gestão. Chegou a usar o modelo da China como referência. 

Jaques Wagner e Jerônimo

O planejamento chinês 

"O pessoal admira muito a China. Eles trabalham lá com plano quinquenal, que revisam todo ano, e também com o planejamento de 50 anos. Se não tem planejamento, não adianta, aí fica andando tonto, cada hora faz um negócio, mas não tem lógica. O planejamento é algo que o presidente Lula está tentando recuperar hoje", enfatizou. 

O perfil da vice 

O governador Jerônimo Rodrigues traçou o perfil da pessoa que será indicada a vice na chapa do vice-governador Geraldo Júnior: "Um nome de consenso, um nome que conhece Salvador, um nome que tem boas relações, que vai em ambientes que os partidos nossos não vão. Geraldo, pela experiência e pela história que ele tem com a cidade, ele entra em estradas, caminhos e bairros que o partido não entra. Então, é essa combinação. Nós temos perfil e critérios, e foi assim que nós trabalhamos".

Jerônimo Rodrigues

Unidade do grupo 

Jerônimo disse que primeiro eles trataram de manter a unidade do grupo. "Geraldo promove isso. Depois, ele é uma pessoa que conhece Salvador, que tem relação com empresariado, com igrejas, com movimentos e com os partidos. Nós vamos usar o mesmo roteiro para chegarmos ao nome da vice", revelou o petista, durante a entrega títulos de regularização fundiária em Alagados.

Jerônimo e Geraldo Jr

Foco nos vereadores 

O governador revelou ainda que o foco da próxima eleição será também eleger amplas bancadas de vereadores, de olho na disputa de 2026. Jerônimo já havia falado publicamente sobre a importância de fortalecer politicamente sua base, elegendo prefeitos e vereadores para facilitar o caminho da sua reeleição. "Nós também pactuamos uma boa chapa de vereadoras e vereadores. Nós não vamos abrir mão disso. E o acordo feito foi de que nós teríamos, na virada do ano, no Bonfim, em Itapuã, em Yemanjá e no Carnaval, o nosso nome. Nós temos. Então agora, com a tranquilidade e a firmeza, nós vamos construir". 

Governador Jerônimo Rodrigues

Anúncio só em março 

"Estamos criando um perfil para ver. É de mulher, é de negra, é de negro, é de religioso, é de político, é de empresário? Então, o Conselho está discutindo isso para a gente poder acertar. O que nós queremos é ganhar Salvador. Nós temos uma proposta para Salvador", apontou o governador. A expectativa agora é de que o anúncio da vice seja feito em março.