Petrobras retoma produção de petróleo em terra na Bahia

Investimento deverá alcançar US$ 1,7 bilhão para desenvolvimento da produção

Por Redação
02/05/2024 às 16h45
  • Compartilhe
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras anunciou que irá retomar a produção de petróleo e gás em terra, denominada onshore, na Bahia e no Amazonas. Na última segunda-feira (29), a empresa lançou um processo de licitação para contratação de quatro sondas de grande porte, que irão perfurar poços de petróleo e gás em diversos campos de produção nesses estados.

De acordo com o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, nos últimos anos a empresa focou seus investimentos apenas em campos marítimos do pré-sal. "A previsão inicial é de que essas sondas já comecem a operar no segundo semestre de 2025".

Ainda segundo Bacelar, serão gerados mais de mil empregos somente no estado da Bahia. "Na Bahia teremos exploração de petróleo, enquanto no Amazonas será explorado o gás natural", apontou.

Além disso, diversos campos em municípios baianos serão explorados para a produção do petróleo. "O investimento deverá chegar a 1,7 bilhão de dólares no desenvolvimento desse projeto de infraestrutura para produção nos campos terrestres. Serão explorados os campos de Araçás, Fazenda Azevedo, Massapê, Taquipe (em São Sebastião do Passé), Fazenda Boa Esperança, entre vários outros do estado da Bahia", ressaltou o coordenador da FUP.  

Leia também:

Petrobras aprova distribuição de R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Prates é mantido na Petrobras por Lula, mas permanência está condicionada a mudanças

Jerônimo diz que é melhor que parceria de Mubadala em Mataripe seja com Petrobras