Sol esquenta e praia da Boa Viagem fica lotada

Decreto municipal proíbe acesso às praias nos finais de semana 

Por Jones Araújo
27/09/2020 às 18h52
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

A praia da Boa Viagem, localizada no bairro da Cidade Baixa, ficou lotada neste domingo de Sol forte em Salvador. Liberadas no dia 21 deste mês apenas para uso dos banhistas em dia úteis, as praias de Salvador ainda não podem ser frequentadas nos finais de semana, por conta da pandemia da Covid-19. No local, contudo, o decreto municipal não foi respeitado.

De acordo com o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, da Guarda Municipal de Salvador, Maurício Lima, a falta de informação pode ser um dos motivos que fizeram os banhistas irem à Boa Viagem hoje. Ele afirma que o local é um dos pontos de tensão da Operação 'Devagar, Devagarinho!' da Guarda Municipal, que monitora as praias durante a semana.

Maurício Lima afirmou, ainda, que tanto no sábado (26) quanto neste domingo, cerca de 80 guardas fiscalizaram as praias de Salvador. "Ontem [sábado] controlamos as praias, mas esse domingo foi de muito Sol depois de um longo período de quarentena e notamos que houve um fluxo maior de banhistas", afirma.

Maurício informa que neste final de semana a operação de fiscalização das praias foi iniciada às 7h terminando às 17h. No roteiro estavam a Cidade Baixa, toda a orla da cidade alta, incluindo a Praia do Flamengo. Para o diretor, não é possível deixar equipes fixas em toda a orla da cidade, mesmo assim, ressalta sucesso na operação.

"A gente entende que conseguimos trabalhar bem neste primeiro final de semana de interdição parcial. Passamos em todas as praias. A operação contou com mais de 80 guardas e duas bases operacionais móveis.

Barra

Maurício informa que irá analisar os dados do final de semana com a equipe para tomar novas medidas, o que inclui a avaliação sobre a possibilidade de reabertura das praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência,  que ainda não foram liberadas pela Prefeitura. Diante da aglomeração de hoje, o diretor disse que a avaliação requer cautela.

"Sentaremos com a turma da guarda para avaliar o final de semana. Acompanhei toda a operação  e iremos nos reunir para saber qual o balanço. Em seguida, vamos passar para o prefeito para saber quais serão as medida tomadas", explicou.

Entre os protocolos definidos pela Prefeitura para a reabertura das praias estão: uso obrigatório da máscara e proibição do uso de cadeira, caixa térmica, guarda sol e equipamentos sonoros. Os banhistas também devem manter distanciamento mínimo de 1,5 metro.